Carlos Viana defende prevenção de crimes para evitar superlotação em presídios de Minas

carlos viana
Viana diz ao BHAZ que se arrependeu de troca partidária (Jonas Rocha/BHAZ)

Candidato ao Governo de Minas Gerais, Carlos Viana falou ao BHAZ na noite de hoje (25) sobre a superlotação do sistema prisional de Minas Gerais.

Questionado em sabatina, o político defendeu que a melhor solução para o problema da superlotação, além da reincidência, é a prevenção dos crimes.

“Criminalidade não cai simplesmente por cadeia. A cadeia é necessária, mas a criminalidade cai quando você faz prevenção”, declarou. Ainda nesse tópico, o candidato frisa que “quem está na cadeia não é vítima”. “Cometeu um crime, precisa pagar pelo que fez”, definiu.

Viana diz que é mais produtivo investir em educação do que buscar uma reparação depois. “É muito mais barato para nós pegarmos um adolescente em situação de risco, colocá-lo na escola e dar uma bolsa para ele estudar. Isso é mais barato do que depois ele ir para um centro socioeducativo”.

Durante a entrevista, o candidato também afirmou que “deveria ter outro tipo de pena” para crimes considerados menos graves, afim de desafogar o sistema carcerário.

Questionado sobre falhas de agentes de segurança, Viana diz que casos problemáticos ganham mais destaque do que o trabalho sério e comprometido da maioria dos profissionais. “Quando um caso vem, ganha mais repercussão do que os índices de bons serviços prestados pelas forças policiais”, reforça.

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!