Datafolha: Zema tem 52% das intenções de voto e Kalil 22%

zema e kalil
Datafolha em Minas mostra Zema na liderança; diferença com Kalil diminui (Jonas Rocha/BHAZ + Leandro Couri/Divulgação)

A segunda pesquisa Datafolha referente às eleições para o Governo de Minas mostra que Romeu Zema (Novo) ampliou sua vantagem frente aos demais candidatos. No primeiro turno, Zema aparece com 52% das intenções de voto contra 22% de Kalil (PDT), segundo colocado que é ex-prefeito de Belo Horizonte.

Em relação à pesquisa anterior, de 18 de agosto, Zema cresceu cinco pontos percentuais, já que tinha 47% das intenções de voto. Já Kalil apresentou queda de 1% em relação ao primeiro levantamento. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 1.212 pessoas entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro em 62 cidades de Minas.

Já Carlos Viana (PL) anotou 5% das intenções de voto. Já Vanessa Portugal (PSTU) manteve 2% das intenções de voto, tecnicamente empatada com Carlos Viana. Já Renata Regina tinha 2% e agora 1%.

Quatro candidatos empatados na primeira pesquisa com 1% seguem com 1%, são eles: Marcos Pestana (PSDB), Cabo Paulo Tristão (PMB), Lourdes Francisco (PCO) e Lorene Figueiredo (PSOL). Indira Xavier (UP), por sua vez, não atingiu intenções de voto em nenhum dos levantamentos.

Votos brancos e nulos eram 7% e agora são 6%, já os que não souberam responder eram 3% e agora são 4%.

Rejeição

A pesquisa Datafolha também quis saber a rejeição dos candidatos junto ao eleitorado. No 1º turno, Kalil tinha 27% e agora tem 30%. Tristão, por sua vez, tinha 25 e agora 24. Carlos Viana passou de 22% para 20% enquanto o atual governador Zema tinha 21% e passou para 20%.

A candidata Renata Regina tinha 22% de rejeição e agora aparece com 19%. Pestana passou de 23 para 18, enquanto Vanessa Portugal tinha 20 e agora 18. Já Lorene anotava 21% no primeiro levantamento e passou para 17. Indira Xavier e Lourdes Francisco tinham 20% e agora 17.

O percentual de pessoas que não souberam responder se manteve o mesmo do levantamento anterior, 14%. Na primeira pesquisa para o Governo de Minas, 7% dos entrevistados não rejeitavam nenhum candidato, agora são 6%.

Pesquisa espontânea

Para o segundo turno, a pesquisa Datafolha quis saber em quem os eleitores pretendem votar, sem apresentar nomes que estão no pleito. Veja abaixo o levantamento:

Zema passou de 56% da pesquisa anterior para 59%, enquanto Kalil tinha 11% e passou para 15%. Viana registrou 0% no levantamento anterior e passou para 1%. Responderam 2% na pesquisa anterior para outras respostas, e agora são 3%. Em branco, nulo e nenhum eram 5% anteriormente, contra 4% de agora.

O percentual de “não sabe” era 58% e passou para 48%.

Segundo turno

No segundo turno, com resposta estimulada, Zema subiu 3% em relação a primeira pesquisa, passando de 56% para 59%. Kalil, por sua vez, tinha 33% e agora tem 31%. Em branco, nulo ou nenhum marcavam 7% das intenções de voto, contra 6% de agora. Não sabiam responderam eram 3% e agora 4%.

Avaliação do governo Zema

A avaliação do governo de Zema também foi tema da pesquisa Datafolha. No primeiro levantamento, avaliavam a gestão como ótima ou boa 47% e agora são 54%. As avalições “regular”, por sua vez, passaram de 33% para 32%. Avaliaram como ruim ou péssima a gestão do atual governador 15% no primeiro levantamento e 11% no segundo. Não souberam responder eram 5% e agora são 4%.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!