Pesquisa Datafolha divulgada hoje (29) mostra que o candidato à reeleição para o Governo de Minas, Romeu Zema (Novo), tem 57% das intenções de voto válidos para o 1º turno das eleições. Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte, aparece na segunda posição, com 34%.
A contagem de votos válidos exclui os votos brancos e nulos, e determina o resultado das eleições. Para que um candidato seja eleito presidente ou governador, é necessário que tenha 50% dos votos, mais um, no 1º turno. O segundo turno ocorre quando nenhum dos que disputam o pleito atinge o percentual.
Depois de Zema e Kalil, o candidato Carlos Viana (PL) aparece na terceira colocação com 5% das intenções de votos válidos, mesmo percentual da pesquisa anterior. Vanessa Portugal (PSTU) oscilou de 2% do último levantamento para 1%. Renata Regina (PCB), Cabo Tristão (PMB) e Marcus Pestana (PSDB) seguem com 1%.
A pesquisa Datafolha foi encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. O levantamento ouviu 1.500 pessoas em 81 cidades de Minas Gerais, entre os dias 27 e 29 de setembro. Registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-09084/2022, a pesquisa tem nível de confiança de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.