Eduardo Leite é reeleito governador do Rio Grande do Sul, projeta Datafolha

Eduardo Leite
No primeiro turno, Eduardo Leite ficou atrás de Onyx Lorenzoni (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Eduardo Leite (PSDB) será reeleito governador do Rio Grande do Sul, segundo projeção do Datafolha divulgada por volta das 17h50 deste domingo (30). Ele disputa o segundo turno das eleições estaduais contra Onyx Lorenzoni (PL).

Até 18h11, o TSE (Tribunal Superior Federal) já havia divulgado a apuração de 48,53% das urnas do Rio Grande do Sul. Até então, Leite aparece com 55,69% dos votos; e Lorenzoni, com 44,31%.

No primeiro turno, Eduardo Leite ficou atrás de Onyx Lorenzoni: foram 26,81% dos votos para o governador eleito no último pleito, e 37,50% para o ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro (PL).

O Rio Grande do Sul nunca havia reeleito um governador antes destas eleições.

Quem é Eduardo Leite?

Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite tem 37 anos, e é natural de Pelotas (RS). Bacharel em direito pela UFPel (Universidade Federal de Pelotas), ele já foi vereador e prefeito da cidade natal. Depois disso, foi eleito governador do estado e cumpre o mandato 2019 e 2022.

O tucano é apoiado pelo MDB e Cidadania, que compõe federação com o PSDB, além de PSD, União Brasil e Podemos.

Em 2018, foi eleito governador do Rio Grande do Sul no segundo turno com 53% dos votos válidos, contra o então governador José Ivo Sartori. Com isso, se tornou um dos governantes mais jovens da história do estado e o primeiro governador brasileiro abertamente homossexual.

Em março deste ano, Leite renunciou ao cargo de governador mesmo após ter perdido as prévias do PSDB à Presidência para João Doria. O adversário acabou desistindo de disputar o cargo e o partido decidiu apoiar Simone Tebet (MDB). Com isso, Leite decidiu iniciar a corrida pela reeleição.

As principais propostas do candidato são voltadas ao investimento na educação. De acordo com o programa de governo de Leite, a área deve receber um aporte de R$ 1,3 bilhão. Além disso, outras pontos são centrais na campanha, como saúde, combate à pobreza, apoio ao agronegócio e crescimento em inovação.

Edição: Pedro Rocha Franco
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!