Pesquisa Genial/Quaest: Lula tem 49%; Bolsonaro, 41%

quaest lula bolsonaro
Pesquisa Genial/Quaest aponta para estabilidade no cenário eleitoral no 2º turno.(Ricardo Stuckert/Divulgação + Reprodução/@jairmessiasbolsonaro/Instagram)

Nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (13) indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% das intenções de voto para o segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), que tem 41%. Eleitores que declaram voto em branco ou nulo são 6%, enquanto 4% dizem estar indecisos.

No levantamento anterior do mesmo instituto, Lula marcava 48% das intenções de voto, contra 41% de Bolsonaro. Nenhum dos candidatos oscilou além da margem de erro estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos.

No cálculo dos votos válidos, que desconsidera os brancos, nulos e indecisos, o candidato do PT alcança 54% na pesquisa, enquanto Bolsonaro vai a 46%. Na pesquisa da semana, os percentuais eram os mesmos.

‘Likely voters’

Esta pesquisa conta com uma novidade metodológica. O instituto está tentando, neste levantamento, mensurar os efeitos da abstenção eleitoral.

O modelo, chamado “likely voters” (termo que pode ser traduzido como “eleitor provável”), filtra os entrevistados a partir de suas respostas a perguntas específicas, como o questionamento sobre sua pretensão de ir votar ou não e o comportamento pregresso do entrevistado com relação às eleições. Por esse cálculo, Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%.

O Instituto Quaest ouviu duas mil pessoas diretamente na residência dos eleitores selecionados, entre 10 e 12 de outubro. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o número de identificação BR-07106/2022.

A pesquisa capta as reações dos eleitores à primeira semana de retomada das campanhas dos candidatos na rua e na televisão. Lula esteve nesta quarta-feira (12) no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, estado onde terminou o primeiro turno atrás de seu adversário, e seguiu para a Bahia, onde apoia o candidato petista no segundo turno. Bolsonaro, por sua vez, esteve em Belo Horizonte e foi à Basílica de Nossa Senhora Aparecida no dia em que foi celebrada a padroeira do Brasil.

Detalhamento

Segundo o levantamento, Lula ampliou sua liderança no Nordeste, chegando a 68% das intenções de voto, em comparação com 62% na rodada anterior. Por outro lado, no Sudeste, onde Bolsonaro e Lula estavam empatados, Bolsonaro abriu uma vantagem de cinco pontos percentuais. O presidente conta com a preferência de 46% dos eleitores contra 41% do petista.

Já nos estratos de renda, os dois candidatos permaneceram estáveis, oscilando não mais do que três pontos: principalmente o petista, que foi de 41% para 44% entre aqueles com renda familiar mensal de 2 a 5 salários.

Entre as mulheres, o candidato do PT lidera com margem de 10 pontos, chegando a 55% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro aparece com 45%. Por outro lado, entre os homens, verifica-se um empate técnico entre os dois candidatos, com Lula contando com 52% da preferência dos eleitores contra 48% de Bolsonaro.

Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!