Pesquisa Ipec divulgada nessa segunda-feira (29) indica estabilidade na corrida pela Presidência nas Eleições 2022. Assim como no primeiro levantamento de agosto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém 12 pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de votos.
Seguindo os índices de 15 de agosto, Lula aparece com 44% e Bolsonaro, com 32%. A partir do terceiro colocado, houve um leve crescimento dos candidatos dentro da margem de erros, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Ciro Gomes (PDT) passou de 6% para 7% das intenções. Simone Tebet (MDB) foi de 2% para 3%, e Felipe d’Avila (Novo), que não havia pontuado no levantamento anterior, apareceu com 1% no novo questionário.
Os índices de votos em branco/nulos e de indecisos também teve leve variação. Na pesquisa anterior, 7% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto. Nesta, o número passou para 8%. O número de pessoas que disseram ainda não saber em quem votar foi de 6% para 7%.
- Lula (PT): 44%
- Bolsonaro (PL): 32%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- Simone Tebet (MDB): 3%
- Felipe d’Avila (Novo): 1%
- Em branco/nulo: 8%
- Não sabem ou não responderam: 7%
Votos válidos
No cenário considerando apenas votos válidos – quando se excluem brancos e nulos –, Lula tem 50% das intenções contra 49% na soma dos outros candidatos, portanto, venceria no primeiro turno. Para vitória em apenas um turno, um candidato precisa de 50% mais 1 voto.
- Lula (PT): 50%
- Bolsonaro (PL): 37%
- Ciro (PDT): 8%
- Tebet (MDB): 3%
- d’Avila (Novo): 1%
Segundo turno
O Ipec também fez uma simulação de segundo turno estimulada, apresentando os nomes de Lula (PT) e Bolsonaro (PL) na disputa. Pela pesquisa, o ex-presidente venceria o atual chefe do Executivo:
- Lula (PT): 50% (na pesquisa anterior, 51%)
- Bolsonaro (PL): 37% (na pesquisa anterior, 35%)
O levantamento encomendado pela Globo ouviu 2.000 pessoas entre 26 e 28 de agosto em 128 cidades. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01979/2022.