Romeu Zema é reeleito governador de Minas Gerais

Romeu Zema
Zema já aparecia à frente nas pesquisas eleitorais (Romeu Zema/Divulgação)

Atualização às 00:28 do dia 03/10/2022 : Texto atualizado para incluir os dados consolidados após o TSE registrar 100% das urnas apuradas.

Por volta das 20h45 deste domingo (2), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a reeleição de Romeu Zema (Novo) a governador de Minas Gerais. Com 100% das urnas apuradas, Zema teve 56,18% dos votos válidos (6.094.136 votos), garantindo a vitória ainda em 1º turno.

Alexandre Kalil (PSD) ficou em segundo lugar, com 35,08% (3.805.182 votos). 

Em seguida estão Carlos Viana (PL), com 7,23%; Marcus Pestana (PSDB), com 0,56%; Lorene Figueiredo (PSOL), com 0,41%; Cabo Tristão (PMB), com 0,15%; Indira Xavier (UP), com 0,14%; Renata Regina (PCB), com 0,12%; Vanessa Portugal (PSTU), com 0,11%; e, por fim, Lourdes Francisco (PCO), com 0,02%.

No primeiro turno, Romeu Zema apoiou para as eleições presidenciais o candidato do próprio partido, Luiz Felipe D’Avila. Seu vice é Mateus Simões, também do Novo. 

Marcelo Aro (PP) completou a chapa concorrendo ao cargo de senador por Minas Gerais. Quem se elegeu para o cargo foi Cleitinho (PSC).

Quem é Romeu Zema?

Romeu Zema é natural de Araxá, no Triângulo Mineiro, e tem 57 anos. Divorciado, é pai de dois filhos. Ele se formou em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Em 1991, assumiu o controle do Grupo Zema, fundado pelo bisavô há quase 100 anos, e foi presidente do Conselho de Administração da rede até 2016.

Zema foi eleito governador de Minas Gerais ao concorrer pela primeira vez a um cargo político, em 2018, tornando-se também o primeiro governador eleito pelo partido Novo. Nas últimas eleições, ele derrotou Antonio Anastasia, então no PSDB, no segundo turno.

Mesmo no início de outubro de 2018, logo antes do primeiro turno das eleições de 2018, Zema aparecia nas pesquisas eleitorais como o terceiro colocado. Ele vinha crescendo ao longo dos meses, mas continuava atrás de Anastasia e do então governador Fernando Pimentel (PT).

Pesquisa Datafolha divulgada em 6 de outubro daquele ano, véspera do primeiro turno, apontava para Romeu Zema com 24% dos votos válidos, enquanto Anastasia tinha 40% e Pimentel, 29%. O então candidato do Novo foi para o segundo turno com o candidato do PSDB e venceu a disputa com 71,8% dos votos válidos.

Durante seus quase quatro anos de mandato, Zema enfrentou dificuldades na relação contra a ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), sem conseguir formar maioria entre os deputados. 

Alguns dos principais marcos de sua gestão foram o acordo com a Vale, para compensar os danos causados pela tragédia de Brumadinho; o conflito com as forças de segurança por causa de um reajuste prometido e não cumprido; e a luta pela adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal.

Principais propostas de Romeu Zema

As propostas de Romeu Zema nestas eleições estão alinhadas à continuidade de sua gestão em Minas Gerais, pautadas no liberalismo econômico defendido pelo partido Novo.

O plano de governo apresentado ao TSE tem 20 páginas. Além de citar os pilares da gestão de Romeu Zema, ele divide as perspectivas para o novo mandato em oito eixos, que compreendem as áreas de saúde, segurança, educação e cultura, infraestrutura e logística, prosperidade, equilíbrio das contas, sustentabilidade, e assistência e desenvolvimento social. Acesse aqui o documento com as propostas do governador reeleito.

Redes sociais de Romeu Zema

Confira abaixo o site e as principais redes sociais do governador reeleito de Minas Gerais:

Site: https://zema30.com.br/ 

Twitter: https://twitter.com/RomeuZema 

Instagram: https://instagram.com/romeuzemaoficial 

Facebook: https://www.facebook.com/RomeuZemaOficial

TikTok: https://www.tiktok.com/@romeuzemaoficial

YouTube: https://youtube.com/c/RomeuZema30

Resultado na disputa ao Governo de Minas Gerais com 100% das urnas apuradas

Romeu Zema (Novo): 56,18%

Alexandre Kalil (PSD): 35,08%

Carlos Viana (PL): 7,23%

Marcus Pestana (PSDB): 0,56%

Lorene Figueiredo (PSOL): 0,41%

Cabo Tristão (PMB): 0,15%

Indira Xavier (UP): 0,14%

Renata Regina: 0,12%

Vanessa Portugal (PSTU): 0,11%

Lourdes Francisco (PCO): 0,02%

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!