Zema afirma que mineração na Serra do Curral não afetará população da Grande BH

Zema
Governador diz que trabalha para diversificar a economia mineira, indo além da mineração (Asafe Alcântara/BHAZ)

O governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), garantiu que a mineração na Serra do Curral não vai afetar a população de Belo Horizonte, Sabará e Nova Lima. O compromisso foi feito durante entrevista ao BHAZ, nesta sexta-feira (23).

Zema foi questionado se é possível assumir o compromisso de que os moradores da região metropolitana de BH não serão prejudicados por contaminações de fontes de água, queda da qualidade do ar e outros impactos ambientais que podem decorrer da mineração na Serra do Curral.

“Esse compromisso está assumido”, garantiu. O governador lembrou que, em 2019, foi aprovada no estado a lei “Mar de Lama Nunca Mais”, decorrente da tragédia de Brumadinho.

“[A lei] fez com que as exigências, os critérios para qualquer atividade minerária em Minas Gerais ficassem muito mais rigorosos. Hoje qualquer mineradora em Minas tem que atender uma série de requisitos que não precisava no passado”, disse Romeu Zema.

“Já solicitamos o tombamento da Serra do Curral, e quem fala que eu sou favorável às mineradoras, quero lembrar que eu apliquei a maior punição da história, R$ 37 bilhões [do acordo da Vale]”, completou, afirmando que a gestão estadual trabalha para diversificar a economia mineira, indo além da mineração.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!