Garis de Paris jogam lixo na rua contra aumento na jornada de trabalho

Protesto agentes de limpeza Paris
Papéis ficaram espalhados na rua (Reprodução/@ClementLanot/Twitter)

Os agentes do setor de limpeza e saneamento de Paris atiraram lixeiras no chão e jogaram lixo na rua em protesto ao aumento de sua jornada de trabalho. O grupo tomou essa atitude como uma mensagem para a prefeitura, que se recusou a encontrar com eles para discutirem a mudança. Os protestos começaram no final de maio, mas a reação mais incisiva aconteceu nessa quarta-feira (9) e as imagens circulam pelo mundo nas redes sociais.

De acordo com o jornal francês Le Monde, os agentes se manifestam contra o estabelecimento de 1.607 horas de trabalho entre os funcionários da cidade de Paris, em aplicação da lei de 6 de agosto de 2019 sobre a transformação do serviço público, que diz respeito à jornada dos trabalhadores. Um relatório do Tribunal de Contas de junho de 2018 mostra que o tempo de trabalho dos agentes da cidade somava 1.552 horas, em vez de 1.607.

Os sindicatos e Câmara Municipal discordam sobre as consequências da aplicação da reforma. O primeiro grupo teme perder “pelo menos oito dias” de folga, enquanto a Câmara fala em um único dia perdido. O legislativo municipal, porém, realça, em posicionamento, que não concorda com a lei, mas que não tem outra alternativa, senão implementá-la.

A câmara ainda disse que está ao lado de seus agentes para dar o melhor suporte possível durante o período. “Estão sendo estudados caminhos para adaptar o impacto da lei à situação particular dos funcionários do serviço público parisiense”, afirma.

Reações

As opiniões quanto a forma de protesto dos agentes dividiu algumas pessoas. Um internauta classificou a atitude como “estupidez”. “É improvável que ganhem o apoio da população”, opinou. Outro, no entanto, saiu em defesa dos trabalhadores do setor de limpeza. “O que poderia ser mais desdenhoso do que recusar recebê-los para que expressem suas demandas. Eles estão certos porque é a única maneira de serem ouvidos”, disse.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!