BH ‘revive’ Drummond ao celebrar 115 anos do escritor; teatro, dança e muito mais DE GRAÇA

A partir desta segunda-feira (30) até a próxima quarta (1º) Belo Horizonte recebe atrações em homenagem aos 115 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond Andrade. A programação acontecerá em vários pontos da cidade.

Recitais, teatro, dança, intervenções, palestras e performances são algumas das atividades que compõem a agenda. A maioria das atrações do #Drummond115 irá acontecer na Biblioteca Estadual de Minas Gerais, na Arena do Rainha da Sucata, no Circuito Liberdade. Além disso, “Blitz Literárias” e intervenções artísticas vão percorrer outros pontos da capital.

O evento foi desenvolvido com base em quatro grandes abordagens: cultura, educação, gastronomia e Inclusão social.  A programação prevista para os três dias teve início nesta manhã, a partir das 9h. Clique aqui e confira a agenda de todos os dias.

A programação em homenagem ao poeta vai desta segunda (30) até quarta (1°) (Reprodução/ Revista Bula)

Destaque para a área de cultura, para esta segunda-feira (30), é o ator Thiago Lacerda, que fará a leitura do livro “O Amor Natural”, no Teatro Bradesco, às 21h. Já uma outra atração ,é a palestra do jornalista e escritor Humberto Werneck, que está escrevendo uma biografia do poeta. Com o tema “Drummond e o Tempo de Belo Horizonte”, o evento acontecerá nesta terça-feira (31), às 21h, na Biblioteca Pública Estadual.

Na educação, está previsto a realização de um concurso literário para estudantes da rede estadual de ensino. Para participar do “Prêmio Versões de Drummond nas Escolas”, o aluno deverá ler a crônica “Furto de Flor” e, baseado nela, escrever um poema de próprio punho. Em seguida, gravar um vídeo fazendo sua própria leitura do poema e enviar, via Whatsapp, para a Comissão Julgadora. Então, serão escolhidos três ganhadores que concorrem a premiações em dinheiro.

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) vai realizar duas edições do projeto “2a Chance – Rodas de Leitura”. Esta atividade acontece em presídios de BH, com Humberto Werneck. Na sequência, o Servas irá sugerir que comarcas de todo o Estado levem professores e voluntários aos presídios para leitura de poemas e conversas sobre a obra de Drummond. A programão é para esta terça-feira (31).

Dentre as atrações, teatro, música, intervenções e recitais (Reprodução/ Drummond115)

E para encerrar o evento, Antônio Carlos Secchin fará a conferência “O Segundo Drummond”, que encerra a programação do #Drummond115. O encontro, terá entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. Porém, será sujeito à lotação máxima de 60 pessoas. A conferência acontecerá às 19h30 do dia 1º de novembro, no auditório Marco Túlio do BDMG Cultural, na rua Bernardo Guimarães, nº 1600.

Além de toda essa programação, alguns bares e restaurantes da capital estão fazendo parte destes dias de celebração. Em homenagem ao poeta foram criados pratos baseados em alguns de seus poemas. Clique aqui e veja quais estabelecimentos estão participando.

Serviço

#Drummond115

Quando? 30 de outubro a 1º de novembro

Onde? Vários pontos da capital, veja a programação completa aqui

Quanto? De graça

Stephanie Mendes

Jornalista e redatora do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!