O diretor brasileiro Adolpho Veloso, de 37 anos, foi indicado ao Oscar 2026 na categoria Melhor Fotografia pelo filme estadunidense ‘Sonhos de Trem’, dirigido por Clint Bentley. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (22) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, nos Estados Unidos. A premiação está prevista para ocorrer em 15 de março. Já ‘O Agente Secreto’ recebeu quatro indicações.
No início deste mês, o cineasta paulista venceu o Critics Choice Awards 2026 de Melhor Direção de Melhor Fotografia pelo filme – mesma categoria em que foi indicado ao Oscar.
O longa-metragem, disponível na Netflix, narra a trajetória de um lenhador que ajudou a construir pontes e ferrovias nos Estados Unidos no século XX e precisa lidar com as transformações sociais e tecnológicas da época.
Em 2024, a categoria foi disputada por ‘Cidade de Deus’, dos diretores brasileiros Fernando Meirelles e Kátia Lund, com a fotografia assinada pelo uruguaio César Charlone, radicado no Brasil.
‘O Agente Secreto’ é indicado
O filme brasileiro ‘O Agente Secreto’, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, foi indicado a 4 categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção de Elenco e Melhor Ator para Wagner Moura.
A indicação em Melhor Filme Internacional já era esperada após o título figurar entre os pré-selecionados em dezembro de 2025, e a inclusão entre os potenciais concorrentes a Melhor Filme coloca o longa em uma posição histórica para o cinema brasileiro em Hollywood. Da mesma forma, indicações em categorias como Melhor Ator reforçam o reconhecimento crítico internacional pelo trabalho de Moura em tela.
Antes da temporada de prêmios da Academia, ‘O Agente Secreto’ já conquistou reconhecimento em importantes eventos internacionais. No total são 56 prêmios em 36 premiações diferentes, a mais recente foi o Globo de Ouro 2026, a onde o filme levou dois prêmios: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator de Drama para Wagner Moura — o ator baiano se tornou o primeiro brasileiro a ganhar esta categoria.
O primeiro filme brasileiro a conquistar o Oscar foi ‘Ainda Estou Aqui’, do diretor Walter Salles, na categoria Melhor Filme Internacional.











