Circuito Lagoinha: Copo celebra 75 anos com programação cultural gratuita em BH

copo lagoinha
Circuito Lagoinha contará com atrações musicais, culinária e bate-papos (Divulgação/CIrcuito Lagoinha)

O copo lagoinha, patrimônio de Belo Horizonte, está completando 75 anos de existência e será celebrado com o “Circuito Lagoinha” na capital mineira. Nos dias 21 e 23 de outubro, haverá uma programação em dois dispositivos culturais da cidade, com muita música e culinária.

O Circuito Lagoinha foi construído pensando na reconexão da cidade com o bairro Lagoinha, que fica na região Noroeste. A programação inclui bate-papo, feira culinária com produtores locais, passeio turístico guiado na região, shows e apresentações artísticas.

Roda de conversa e atrações artísticas

Na sexta-feira (21), a partir das 16h, a Casa Rosa do Bonfim, no bairro Bonfim, receberá um encontro de empreendedores e cozinheiras locais para uma roda de conversa mediada por Filipe Thales, fundador do Viva Lagoinha e co-fundador do Circuito Lagoinha.

As atividades do dia encerrarão com um happy hour comandado pelo pesquisador e DJ Bill. Os ingressos gratuitos estão disponíveis no site GoFree (acesse aqui).

Já no domingo (23), a festa acontecerá no Galpão 54, no bairro Lagoinha, com diversas atrações artísticas, a partir do meio-dia. O samba será o gênero de destaque do segundo dia do circuito, por sua produção ter tido berço no Lagoinha.

Samba de Terreiro está na programação do Circuito Lagoinha (Divulgação/Pedro Renna)

Dentre as atrações musicais do dia, estão DJ Bill, Bloco Magia Negra, Bloco Vem pra Lagoinha, Moisés Pescador, Samba de Terreiro, Roda de Samba com Giselle Couto e convidadas, e DJ Radiola do Compadre. A é gratuita, mediante retirada de ingressos e à doação de um pacote de absorventes ou 1kg de alimento não perecível.

Os itens arrecadados vão ser doados para o CIAM (Centro Integrado de Atendimento à Mulher) e para a Ocupação Pátria Livre, ambos localizados na região. O Circuito Lagoinha é fruto de uma colaboração do Viva Lagoinha e da produtora Bumba!, e conta com o patrocínio da Belotur e da PBH.

Confira a programação detalhada:

Dia 21 de outubro

às 14h – Rolezin Lagoinha
Passeio turístico guiado pelas ruas do bairro com o publicitário e embaixador do Copo Lagoinha Filipe Thales, onde convidamos moradores e viajantes a redescobrir, com olhares frescos, a história e o presente do bairro.

O encontro levará os visitantes a conhecerem o bairro a partir do olhar de um morador, passando por pontos icônicos como o conjunto habitacional IAPI (1940), a Ocupação Pátria Livre, na pedreira Prado Lopes, terreiros de umbanda, antiquários, hortas comunitárias e bistrôs, e a vista maravilhosa do Mirante Lagoinha.

Inscrições para o Rolezin Lagoinha:  Passeio turístico guiado para 30 pessoas (as inscrições serão disponibilizadas no instagram @vivalagoinha e @circuitolagoinha a partir do dia 17/10).

às 17h – Roda de conversa – O que existe além do óbvio na Lagoinha? + Rolezin na Cozinha.
Filipe Thales (fundador do Viva Lagoinha e co-fundador do Circuito Lagoinha) irá apresentar os casos de sucesso do turismo  e a metodologia “Toma Bença”, além de conversar com os empreendedores que participaram da websérie sobre a culinária local, o “Rolezin na Cozinha” e lançar a próxima edição da websérie.

de 19h às 23h – DJ e feira gastronômica

Endereço: Casa Rosa do Bonfim (Rua José Ildeu Gramiscelli, 301 – Bonfim, Belo Horizonte)

Dia 23 de outubro

Das 12 às 22h – Feira gastronômica

Das 12 às 22h – Atrações artísticas:

  • Apresentação DJ Bill
    Artista pesquisador de registros fonográficos em vinil.
  • Apresentação Bloco Magia Negra
    Cortejo do Bloco Afro criado em 2013, em Belo Horizonte. Idealizado e fundado pelo músico, dançarino, educador e agitador cultural mineiro Camilo Gan, o Bloco Afro Magia Negra constitui um grupo cultural que promove e expande a cultura de origem africana no Brasil; utilizando a música, a dança e a estética.
  • Apresentação Bloco Vem pra Lagoinha
    Cortejo do Bloco que nasceu no dia da Lagoinha, instituído no dia 05 de março de 2022
  • Apresentação Canta Lagoinha
    Estréia do espetáculo “Canta Lagoinha” do cantor e compositor mineiro Moisés Pescador
  • Apresentação Samba de Terreiro
    Samba de terreiro o Copo Lagoinha vem como parceiro essencial nas brincadeiras de roda;
  • Apresentação Roda de Samba – Giselle Couto
    Roda de samba com Giselle Couto e banda convidando nomes de destaques do samba mineiro.
  • Apresentação DJ Radiola do Compadre
    Artista pesquisador de registros fonográficos em vinil.

Endereço: Galpão 54 (R. Francisco Soucasseaux, 54 – Lagoinha, Belo Horizonte – MG, 31110-310, Brasil)

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!