O famoso bunker do Edifício Acaiaca, localizado no centro de Belo Horizonte, será aberto ao público no dia 16 de janeiro. A informação foi confirmada ao BHAZ pela administração. No último sábado (4), a cena cultural da capital mineira foi mobilizada pelo anúncio de que a estrutura antiaérea, construída na Segunda Guerra Mundial, poderia ser visitada a partir deste mês.
Ainda não há informações sobre os valores e horários de visitações. Nas redes sociais, a administração do Acaiaca informou que a atividade vai proporcionar ‘uma viagem no tempo’, onde cada detalhe conta com um capítulo da história do edifício. “O bunker, um dos locais mais enigmáticos do edifício, será transformado em uma experiência que mistura curiosidades, cultura e o charme único do Acaiaca”, afirmou.
Edifício foi construído em 1942
Com 120 metros, o edifício possui 30 andares e inspiração no ‘art decó’, estilo que destaca linhas retas e retângulos bem marcados. O bunker foi construído em razão de um decreto publicado por Getúlio Vargas, em 1942, que determinava que prédios de cinco ou mais pavimentos, ou área coberta superior a 1.200 metros quadrados, tivessem abrigos de emergência
O Edifício Acaiaca, localizado na esquina entre as ruas Espírito Santo, Afonso Pena e Tamóios, foi inaugurado em 1947 e teve sua icônica fachada tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal em 1994.
Além da atração no subsolo, o Acaiaca ainda terá uma tirolesa que ligará o topo do prédio ao Parque Municipal, mas sem data para início da atividade radical. A iniciativa integra o projeto de transformar o Edifício Acaiaca num “mini Empire State mineiro”.