Pesquisar
Close this search box.

Carnaval de BH: 5 blocos infantis para cair na folia com as crianças

Por

blocos infantis carnaval bh
Blocos para crianças são opções para curtir o Carnaval de BH (Divulgação)

Quem foi que disse que não tem lugar pra criança no Carnaval? Democrática, a festa tem opção para todas as idades e, claro que os pequenos não ficam fora da folia. São blocos temáticos de animações, apresentações circenses, brincadeiras, músicas e muito mais para os pais levarem as crianças para o Carnaval de BH.

Tem bloco inclusivo, para PCDs (Pessoas com Deficiência), tem também temáticos, como um que desfila com personagens de filmes. Se preferir algo maior, com food-trucks, oficinas e jogos, tem também.

Para ajudar os papais e mamães na hora da escolha de onde pular Carnaval com a criançada, o Guia BHAZ separou alguns blocos bem legais. Todos acontecem durante o dia, são gratuitos e em regiões diferentes da capital mineira.

Bloquim duBem

O Bloquim duBem surgiu em 2014 como uma alternativa para as crianças pularem Carnaval em um ambiente infantil, com brincadeiras e apresentações. A ideia é do casal Ivan Cândido e Luciana de Paula.

Tradicionalmente, acontece no domingo de Carnaval, no Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni. Porém, ano passado, o cortejo foi transferido para a Praça da Liberdade.

Em 2024, o bloco planeja fazer as ações não só na praça, mas também, voltar para a região Nordeste de BH. A iniciativa será uma comemoração aos 10 anos do bloquinho. O cortejo acontecerá no dia 11 de fevereiro de 2024.

Apresentação circense durante o bloco (Divulgação/Bloquim duBem)

“O bloco é fruto de várias ações que eu e a Luciana já fazíamos em outros locais, como biblioteca comunitária, saraus, intervenções poéticas, tudo voltado para as crianças”, explica Ivan ao BHAZ.

Ele conta que os dois participaram dessa retomada do Carnaval de rua em BH, e perceberam que as crianças quase não tinham opções adequadas e, por isso, decidiram montar um bloco especial para elas.

“A Luciana teve a ideia de juntar as ações que a gente já fazia. Fazemos um cortejo com tambores de matrizes africanas com apresentação de circo, contação de histórias, brincadeiras”.

Crianças vão fantasiadas para pular no Carnaval do cortejo (Divulgação/Bloquim duBem)

As músicas são de marchinhas tradicionais de Carnaval. O cortejo conta com cerca de 30 instrumentistas.

Além do desfile, haverá a “Mostra Lúdica do Bloquim DuBem”. O evento levará para as crianças contação de histórias, bailinho de Carnaval, apresentações musicais e circenses, contos carnavalescos, desfile de carrinhos de bebês alegóricos, e muito mais.

O bloco divulgará a data e o horário da mostra em breve.

Anota aí:

Bloquim duBem
Data: 11 de fevereiro
Endereço da concentração: Rua Professor Costa Chiabi, 211, Cidade Nova
Horário: 12h

Bloquim duBem reúne crianças e pais num dos blocos mais tranquilos do Carnaval de BH
Brincadeiras divertem a criançada durante o Carnaval do bloco (Divulgação/Bloquim duBem)

Unidos da Estrela da Morte

O Unidos da Estrela da Morte é um bloco nerd, com temática de cinema, que sempre atrai crianças por causa das fantasias. São cosplayers de Darth Vader, Chewbacca, princesa Leia e dos Stormtroopers, o que leva a molecada ao delírio e garante boas fotos para o Instagram. O primeiro desfile aconteceu em 2016.

Em 2024, a concentração acontecerá no sábado de Carnaval, dia 10 de fevereiro, às 13h, na avenida Assis Chateaubriand. O bloco também fará um desfile em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, com data a definir.

Unidos da Estrela da Morte é um dos blocos favoritos das crianças no Carnaval de BH
Chewbacca presente em cortejo do Unidos da Estrela da Morte (Arquivo pessoal/Daniela Santos)

Daniela Santos, fundadora do bloco, conta que o cortejo foi criado por um fã clube da saga Star Wars de BH. “Queríamos tirar os nerds de casa no Carnaval, já que eles não gostam da folia. Uma parcela do fã clube aceitou desfilar. Porém, tinha que ser um lugar plano, cortejo pequeno e com muita sombra”.

Ninguém sabia tocar nenhum instrumento, com isso, os ensaios começaram em agosto de 2015, até o bloco sair em 2016. No repertório, músicas da saga principal de outros filmes e séries. O bloco aguardava cerca de 400 pessoas no primeiro desfile, mas foram surpreendidos com quase 3 mil.

Cortejo é sempre realizado com muitas fantasias do cinema (Arquivo pessoal/Daniela Santos)

Preparativos para a folia

“Como gostamos muito de conversar sobre cinema. as marchinhas que lançamos todos os anos são músicas de Star Wars. Todo ano criamos uma música diferente para tocar”, explica.

Aproximadamente 50 pessoas fazem parte da bateria. “Os ensaios são sempre na Praça da Liberdade. O bloco é aberto para quem quiser tocar, é só chegar”, continua. Os instrumentos são o tamborim, surdo, caixa, tarol, violão, agogô e panderola.

Em 2017, o bloco começou uma bateria para as crianças, o “Unidos da Estrelinha”, que acabou se tornando uma ala do desfile. “Antes de sair andando, eles cantam nosso hino de abertura. As crianças são cerca de oito fixas, filhas dos membros, mas sempre vão aparecendo mais”, completa.

Anota aí:

Unidos da Estrela da Morte
Data: 10 de fevereiro
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 167, Floresta
Horário: 13h

Bateria do Unidos da Estrelinha (Arquivo pessoal/Daniela Santos)

Bloco dos Super-heróis

O bloco dos Super-heróis surgiu em 2015 e, como o próprio nome já diz, o bloco é recheado de personagens de super-heróis do cinema e reúne dezenas de pais e crianças ornamentados pelas ruas de BH.

só tirar a fantasia do armário e incorporar o Batman, Hulk ou o herói do desenho animado favorito. No Carnaval BH 2024, o bloco vai sair na rua Araguari, no bairro Santo Agostinho.

A folia dos super-heróis será na terça-feira de Carnaval, dia 13 de fevereiro, às 13h.

Super-heróis é um dos blocos com as melhores fantasias do Carnaval de BH, folia garantida para as crianças
Vilões e super-heróis fazem parte do bloco (Amanda Papatella/Arquivo pessoal)

Amanda Guimarães Papatella é fundadora do bloco e trabalha com teatro infantil há muitos anos. Ao BHAZ, ela conta que a ideia de criar o bloco foi de sua mãe.

“Em 2015, fiz uma festa de super-heróis, que foi um sucesso. No outro ano, minha mãe sugeriu de fazer um bloco de Carnaval com super-heróis. Achei bem legal e chamei todo mundo que trabalhava comigo para poder ir fantasiados”, explica. No primeiro desfile, em 2016, 2 mil pessoas compareceram.

No repertório, muitas marchinhas de Carnaval e músicas de axé. Além disso, ainda toca os funks mais famosos, com linguagem apropriada para crianças, e outros ritmos populares.

Anota aí:

Bloco dos Super–Heróis
Data: 13 de fevereiro
Endereço: Rua Araguari, 1515, Santo Agostinho
Horário: 13h

Super-heróis fazem a alegria das crianças durante o bloco (Amanda Papatella/Arquivo pessoal)

Todo Mundo Cabe No Mundo

O bloco nasceu em 2016, fruto da marca “Todo Mundo Cabe No Mundo – Preconceito Zero”, de um movimento de inclusão. Em 2020, mais de 5 mil pessoas participaram do desfile.

O cortejo costuma sair do Santa Efigênia e, em 2024, fará o desfile na terça-feira de Carnaval, dia 13 de fevereiro, na rua Piauí, 631. A concentração será às 10h30.

Bloco inclusivo faz sucesso em BH (Reprodução/@todomundocabenomundo/Instagram)

“É um bloco extremamente inclusivo e acessível, que é a grande causa, preconceito zero. É aberto, sem cordas, democrático. Qualquer pessoa que quiser chegar e tocar, com seu instrumento, pode”, explica Cecília, vocalista do bloco.

Em função dessa bandeira, recebe muitas pessoas com deficiências. “Adolescentes com síndrome de Down, cadeirantes de diversas idades, idosos, crianças e pessoas que se misturam de todos os tipos. É um bloco extremamente intenso e emocionante”, continua.

O repertório é composto por estilos variados, como sambas, marchinhas, MPB, axé, reggae. Só canções brasileiras. Três cantoras puxam as músicas acompanhadas de uma bateria de base, com sete pessoas.

Anota aí:

Todo Mundo Cabe No Mundo
Data: 11 de fevereiro
Endereço: Rua Piauí, 596 – Santa Efigênia
Horário: 10h30

Colorido toma conta do Todo Mundo Cabe No Mundo (Reprodução/@todomundocabenomundo/Instagram)

Os baterinhas

Os Baterinhas surge em 2018 por meio de oficinas de construção de instrumentos musicais com material reciclado. Potencializando a valorização do meio ambiente, da arte e da música e promovendo a sustentabilidade, o objetivo do bloco é construir nas crianças o compromisso com a sustentabilidade e valorizar as fantasias infantis nesta festa de carnaval. Nossas crianças vão, ao som das marchinhas de carnaval, dançar e pular essa festa com seus personagens favoritos. Leve um instrumento musical feito por meio de reciclagem.

Anota aí:

Data: 10 de fevereiro
Endereço: Avenida Saramenha, 1470, Guarani
Horário: 9h

Bloco Besourinhos no Carnaval de 2023 (Reprodução/@blocobesourinhos/Instagram)

Vitor Fernandes

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ