Carnaval de BH: 10 blocos infantis para cair na folia com as crianças

blocos infantis carnaval bh
Blocos para crianças são opções para curtir o Carnaval de BH (Divulgação)

Quem foi que disse que não tem lugar pra criança no Carnaval? Democrática, a festa tem opção para todas as idades e, claro que os pequenos não ficam fora da folia. São blocos temáticos de animações, apresentações circenses, brincadeiras, músicas e muito mais para os pais levarem as crianças para o Carnaval de BH.

Tem bloco inclusivo, para PCDs (Pessoas com Deficiência), tem também temáticos, como um que desfila com personagens de filmes. Se preferir algo maior, com food-trucks, oficinas e jogos, tem também.

Para ajudar a família na hora da escolha de onde curtir o pré-folia ou pular o Carnaval com a criançada, o Guia BHAZ separou alguns blocos bem legais. Todos saem durante o dia, são gratuitos e em regiões diferentes da capital mineira.

Bloquim duBem

O Bloquim duBem surgiu em 2014 como uma alternativa para as crianças pularem Carnaval em um ambiente infantil, com brincadeiras e apresentações. A ideia é do casal Ivan Cândido e Luciana de Paula.

Em 2025, O cortejo acontecerá no domingo, 02 de março, às 14h, na rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1022, Cidade Nova.

Apresentação circense durante o bloco (Divulgação/Bloquim duBem)

“O bloco é fruto de várias ações que eu e a Luciana já fazíamos em outros locais, como biblioteca comunitária, saraus, intervenções poéticas, tudo voltado para as crianças”, explica Ivan ao BHAZ.

Ele conta que os dois participaram dessa retomada do Carnaval de rua em BH, e perceberam que as crianças quase não tinham opções adequadas e, por isso, decidiram montar um bloco especial para elas.

“A Luciana teve a ideia de juntar as ações que a gente já fazia. Fazemos um cortejo com tambores de matrizes africanas com apresentação de circo, contação de histórias, brincadeiras”.

Crianças vão fantasiadas para pular no Carnaval do cortejo (Divulgação/Bloquim duBem)

As músicas são de marchinhas tradicionais de Carnaval. O cortejo conta com cerca de 30 instrumentistas.

O evento leva para as crianças contação de histórias, bailinho de Carnaval, apresentações musicais e circenses, contos carnavalescos, desfile de carrinhos de bebês alegóricos, e muito mais.

Anota aí:

Bloquim duBem
Data: 02 de março, domingo
Endereço da concentração: Rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1022, Cidade Nova
Horário: 14h

Bloquim duBem reúne crianças e pais num dos blocos mais tranquilos do Carnaval de BH
Brincadeiras divertem a criançada durante o Carnaval do bloco (Divulgação/Bloquim duBem)

Unidos da Estrela da Morte

O Unidos da Estrela da Morte é um bloco nerd, com temática de cinema, que sempre atrai crianças devido às fantasias. São cosplayers de Darth Vader, Chewbacca, princesa Leia e dos Stormtroopers, o que leva a molecada ao delírio e garante boas fotos para o Instagram. O primeiro desfile aconteceu em 2016.

Em 2025, a concentração acontecerá no sábado de Carnaval, dia 01º de março, às 13h, na avenida Assis Chateaubriand. O bloco também fará um desfile em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, em 16 de março.

Unidos da Estrela da Morte é um dos blocos favoritos das crianças no Carnaval de BH
Chewbacca presente em cortejo do Unidos da Estrela da Morte (Arquivo pessoal/Daniela Santos)

Daniela Santos, fundadora do bloco, conta que o cortejo foi criado por um fã clube da saga Star Wars de BH. “Queríamos tirar os nerds de casa no Carnaval, já que eles não gostam da folia. Uma parcela do fã clube aceitou desfilar. Porém, tinha que ser um lugar plano, cortejo pequeno e com muita sombra”.

Ninguém sabia tocar nenhum instrumento, com isso, os ensaios começaram em agosto de 2015, até o bloco sair em 2016. No repertório, músicas da saga principal de outros filmes e séries. O bloco aguardava cerca de 400 pessoas no primeiro desfile, mas foram surpreendidos com quase 3 mil.

Cortejo é sempre realizado com muitas fantasias do cinema (Arquivo pessoal/Daniela Santos)

Preparativos para a folia

“Como gostamos muito de conversar sobre cinema. as marchinhas que lançamos todos os anos são músicas de Star Wars. Todo ano criamos uma música diferente para tocar”, explica.

Aproximadamente 50 pessoas fazem parte da bateria. “Os ensaios são sempre na Praça da Liberdade. O bloco é aberto para quem quiser tocar, é só chegar”, continua. Os instrumentos são o tamborim, surdo, caixa, tarol, violão, agogô e panderola.

Em 2017, o bloco começou uma bateria para as crianças, o “Unidos da Estrelinha”, que acabou se tornando uma ala do desfile. “Antes de sair andando, eles cantam nosso hino de abertura. As crianças são cerca de oito fixas, filhas dos membros, mas sempre vão aparecendo mais”, completa.

Anota aí:

Unidos da Estrela da Morte
Data: sábado, 01º de março, às 13h
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 167, Floresta
Horário: 13h

Bateria do Unidos da Estrelinha (Arquivo pessoal/Daniela Santos)

Bloco dos Super-heróis

O bloco dos Super-heróis surgiu em 2015 e, como o próprio nome já diz, o bloco é recheado de personagens de super-heróis do cinema e reúne dezenas de pais e crianças ornamentados pelas ruas de BH.

só tirar a fantasia do armário e incorporar o Batman, Hulk ou o herói do desenho animado favorito. No Carnaval BH 2024, o bloco saiu na rua Araguari, no bairro Santo Agostinho.

Em 2025, o local será o mesmo. A folia será no domingo, 02 de março, às 13h30.

Super-heróis é um dos blocos com as melhores fantasias do Carnaval de BH, folia garantida para as crianças
Vilões e super-heróis fazem parte do bloco (Amanda Papatella/Arquivo pessoal)

Amanda Guimarães Papatella é fundadora do bloco e trabalha com teatro infantil há muitos anos. Ao BHAZ, ela conta que a ideia de criar o bloco foi de sua mãe.

“Em 2015, fiz uma festa de super-heróis, que foi um sucesso. No outro ano, minha mãe sugeriu de fazer um bloco de Carnaval com super-heróis. Achei bem legal e chamei todo mundo que trabalhava comigo para poder ir fantasiados”, explica. No primeiro desfile, em 2016, 2 mil pessoas compareceram.

No repertório, muitas marchinhas de Carnaval e músicas de axé. Além disso, ainda toca os funks mais famosos, com linguagem apropriada para crianças, e outros ritmos populares.

Anota aí:

Bloco dos Super–Heróis
Data: 02 de março, domingo
Endereço: Rua Araguari, 1577, Santo Agostinho
Horário: 13h30

Super-heróis fazem a alegria das crianças durante o bloco (Amanda Papatella/Arquivo pessoal)

Todo Mundo Cabe No Mundo

O bloco nasceu em 2016, fruto da marca “Todo Mundo Cabe No Mundo – Preconceito Zero”, de um movimento de inclusão. Em 2020, mais de 5 mil pessoas participaram do desfile.

O cortejo costuma sair do Santa Efigênia e, em 2025, fará o desfile na terça-feira de Carnaval, dia 02 de março, domingo, com concentração a partir das 10h30.

Bloco inclusivo faz sucesso em BH (Reprodução/@todomundocabenomundo/Instagram)

“É um bloco extremamente inclusivo e acessível, que é a grande causa, preconceito zero. É aberto, sem cordas, democrático. Qualquer pessoa que quiser chegar e tocar, com seu instrumento, pode”, explica Cecília, vocalista do bloco.

Em função dessa bandeira, recebe muitas pessoas com deficiências. “Adolescentes com síndrome de Down, cadeirantes de diversas idades, idosos, crianças e pessoas que se misturam de todos os tipos. É um bloco extremamente intenso e emocionante”, continua.

O repertório é composto por estilos variados, como sambas, marchinhas, MPB, axé, reggae. Só canções brasileiras. Três cantoras puxam as músicas acompanhadas de uma bateria de base, com sete pessoas.

Anota aí:

Todo Mundo Cabe No Mundo
Data: 02 de março
Endereço: Rua Piaui, 628, Santa Efigênia
Horário: 10h30

Colorido toma conta do Todo Mundo Cabe No Mundo (Reprodução/@todomundocabenomundo/Instagram)

Os baterinhas

Os Baterinhas surge em 2018 por meio de oficinas de construção de instrumentos musicais com material reciclado. Potencializando a valorização do meio ambiente, da arte e da música e promovendo a sustentabilidade, o objetivo do bloco é construir nas crianças o compromisso com a sustentabilidade e valorizar as fantasias infantis nesta festa de carnaval. Nossas crianças vão, ao som das marchinhas de carnaval, dançar e pular essa festa com seus personagens favoritos. Leve um instrumento musical feito por meio de reciclagem.

Anota aí:

Data: 01º de março, sábado
Endereço: Avenida Saramenha, 1470, Guarani
Horário: 9h

Apaetucada

Em clima de pré-Carnaval, o bloco Apaetucada faz ensaio aberto nesta quarta-feira (19), às 18h, no CCBB BH. A agremiação, criada pela Apae-BH em 2013, reúne pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo.

Com repertório animado por marchinhas, axé music e MPB em versão carnavalesca, o projeto é composto por pessoas com deficiências atendidas pela instituição, suas famílias e demais instituições de apoio e grupos ligados ao trabalho social direcionado à população de baixa renda, além das escolas especiais públicas e privadas.

A banda-show da Apaetucada integra a percussão da Banda da Diversidade que, desde 2025, tem atividades como coral, bateria, dança, teatro e artes visuais.

O Bloco está com cortejo marcado para o próximo sábado (22), às 14h30, na rua Cristal, 73, Santa Tereza, na região Leste de BH.

Sanderleia Rodrigues

Anota aí:

Ensaio do bloco Apaetucada

Data: 19 de fevereiro, quarta-feira
Endereço: CCBB BH | Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, BH
Horário: 18h
Ingressos: Acesso gratuito, com retirada de ingressos no site do CCBB BH ou na bilheteria do museu.

Cortejo do bloco Apaetucada

Data: 22 de fevereiro, sábado
Endereço: Rua Cristal, 73 – Santa Tereza, BH
Horário: 14h30

Besourinhos

O rock dos Beatles e a energia do Carnaval se encontram mais uma vez no Bloco Besourinhos, que promete animar toda a família. Neste ano, a agremiação se apresenta neste domingo (23), às 10h, na Praça da Assembleia, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul de BH.

Com um repertório que une a batida dos tamborins às guitarras elétricas, o bloco traz clássicos como “She Loves You”, “Hey Jude” e “Twist and Sound”, os transformando em versões carnavalescas. Além disso, neste ano, o Besourinhos vai contar com uma bateria com cerca de 100 integrantes.

Surgido em 2019, a iniciativa partiu de um grupo de amigos que buscava um carnaval onde adultos e crianças pudessem se divertir juntos.

(Pedro Duarte/Divulgação)

Anota aí:

Bloco Besourinhos

Data: 23 de fevereiro, domingo
Endereço: Praça da Assembleia – Santo Agostinho, BH
Horário: 10h

Me Respeita Que Eu sou Criança!

O bloco Me Respeita que Eu sou Criança! é formado pela comunidade escolar da Escola HUB Pampulha, como estudantes, famílias e colaboradores da instituição.

O cortejo está previsto para acontecer neste sábado (22), às 9h30. A concentração será na rua Versilia, 50, no bairro São Luíz, na região da Pampulha.

Anota aí:

Data: 22 de fevereiro, sábado
Endereço: Rua Versilia, 50 – São Luiz, BH
Horário: 9h30

Carna Kids

O bloco Carna Kids faz o seu bailinho de Carnaval neste domingo (23). O vento vai contar com banda voltada para o público infantil, monitores, pinturas faciais e escultura de balões.

A concentração está prevista para acontecer na avenida Augusto dos Anjos, 46, no bairro Rio Branco, região de Venda Nova. O evento ocorre até 15h, e será encerrado na Praça João Viana.

Anota aí:

Data: 23 de fevereiro, domingo
Endereço: Avenida Augusto dos Anjos, 46 – Rio Branco, BH
Horário: 9h
Ingressos: Gratuitos | Sympla

Bloco Biscoiteiros

O bloco Biscoiteiros é uma das ações comemorativas da Vilma Alimentos, que completa 100 anos de história em 2025. A agremiação fará uma parceria com o Bloco da Anninha, da youtuber Anninha Rios, e realiza o cortejo neste sábado (22), no rooftop do Shopping do Avião, no bairro Cidade Industrial, em Contagem, na Região Metropolitana de BH.

A festa, prevista para começar às 9h, contará com a participação da DJ Aída, do Mindim Bateria Mirim, do Circo Marimbondo Show e uma programação animada, incluindo oficina de percussão. O evento é gratuito, e o acesso está sujeito à lotação do espaço.

Anota aí:

Data: 22 de fevereiro, sábado
Endereço:  Shopping do Avião | avenida Babita Camargos, 1.295 – Cidade Industrial, Contagem
Horário: 9h
Ingressos: Gratuitos | Sympla

Iury Emanoel/Divulgação

Editado por: Pedro Rocha Franco

Vitor Fernandes

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Vitor Fernandes

Email: [email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Andreza Miranda

Email: [email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Ana Magalhães

Email: [email protected]

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Repórter do BHAZ desde agosto de 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ