CCBB-BH fará bate–papo gratuito com artista peruana Yanaki Herrera

ccbb bate–papo yanaki herrera
Artista peruana Yanaki Herrera fará um bate–papo no CCBB-BH sobre seu trabalho em torno da ancestralidade (Divulgação/CCBB-BH)

O CCBB Educativo promoverá, nesta quarta-feira (13), uma bate–papo gratuito com a artista peruana Yanaki Herrera, em BH. A conversa faz parte da nova programação do Educativo, inspirada na exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”, atualmente ativa no centro cultural.

A programação “Territórios e Saberes” tem o objetivo de tecer um diálogo entre as culturas andina, brasileira e mineira, por meio de atividades gratuitas para crianças e adultos. As atividades não abrem mão do caráter lúdico que marca o CCBB Educativo.

O bate–papo “O Ancestral que Vive em Mim”, com a artista Yakani Herrera, acontecerá às 19h. A peruana desenvolve um trabalho em torno da ancestralidade e, a partir disso, conduzirá a conversa. Questões sobre a forma de reconhecer e reverenciar a ancestralidade no corpo artístico serão abordadas.

Além disso, Yakani falará sobre as transformações que o mergulho na ancestralidade podem gerar em sua própria história e em seus descendentes. Ainda, o centro cultural lançará um olhar sobre a produção imagética da artista. As inscrições para participar do bate–papo acontecem neste link.

O restante da programação oferecerá diversas atividades, oficinas e mais bate–papos que buscarão acessar conhecimentos e pessoas que, segundo o CCBB Educativo, estão à margem da validação social e acadêmica.

“O objetivo é mapear as riquezas existentes nos diversos territórios (geográficos e simbólicos) do conhecimento e colocá-los em diálogo por meio da mediação cultural – que é uma forma de ampliar o olhar para as exposições em cartaz trazendo pessoas para discutir temas pertinentes culturalmente”, disse o coordenador do CCBB Educativo, Danilo Filho.

Confira abaixo a programação completa.

Dos Andes às Minas

“Urqukuna: dos Andes às Minas” é o novo espetáculo de contação de histórias do CCBB Educativo. A atividade convida o público a conhecer a história do deus–herói Ai Apaec e a lenda da serpente mítica Amaru, bebendo da fonte das civilizações pré-incaicas.

Data: até 31 de março
Horário: sábado, domingo e feriados, às 14h e às 16h

Laboratório de Práticas Criativas

O Laboratório de Práticas Criativas – “Nossos Nós” convida os participantes a resgatarem lembranças, heranças e pensarem no futuro a partir da criação coletiva de um objeto artístico inspirado no Quipu. O objeto é um instrumento de comunicação criado pelos incas.

Data: até 31 de março
Horário: sábado, domingo e feriados, às 12h e às 17h

Pequenas mãos – ‘Entre Cores e Linhas’

Nesta atividade, crianças a partir de 3 anos são convidadas a criarem objetos artísticos usando padronagens de tecelagem andinas. É uma oportunidade, também, para conhecer mais sobre a história que cada uma da suas cores conta. A atividade é inspirada nas imagens e estética do Peru.

Data: até 31 de março
Horário: sábado, domingo e feriados, às 15h

Música em Cena – ‘Periqkuna, los Viajeros’

O novo Música em Cena apresenta um grupo de viajantes artistas que percorre Peabiru, antigo caminho indígena que conecta o Oceano Atlântico ao Pacífico. O objetivo é contar e cantar histórias e costumes dos povos andinos.

Data: até 31 de março
Horário: sexta-feira, Às 19h

Tecnologias ancestrais no espaço sensorial

Uma experiência artística por meio de sentidos e sensações, o “Espaço Sensorial – Tecnologia Ancestral” chama o público para explorar três tecnologias desenvolvidas pelos povos andinos: narrativa oral, plantio em níveis e tecelagem.

Data: até 31 de março
Horário: segunda, quinta e sexta-feira, das 10h às 20h | sábado, domingo e feriados, das 11h às 12h e das 15h às 16h

Livro Vivo

No “Livro Vivo”, os educadores leem em voz alta livros com temas que estão de acordo com a exposição Tesouros Ancestrais do Peru. Ancestralidade, crenças, memória, manufatura e geografia são as temáticas escolhidas. Os leitores oferecerão opções de títulos para o público escolher.

Data: até 31 de março
Horário: sábado, domingo e feriados, às 13h e às 17h

Visita Mediada Cognitia e Multissensorial

Uma oportunidade de conhecer a exposição Tesouros Ancestrais do Peru para pessoas com transtorno de espectro autista e seus acompanhantes. A ação tem o objetivo de explorar memórias, sentidos e sensações.

Data: até 24 de março
Horário: 9h30
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf0d5ZjIzMoiq1nbA2LU-qVJjpvh1SeasVGVaWIm-R8i_fmbA/viewform

Pequeníssimas Mãos – Múltiplas Sensações

Para bebês de zero a dois anos, o “Pequeníssimas Mãos” desta temporada convida os pequenos e seus pais a explorarem “ninhos sensoriais”, criados a partir de pequenos cubos feitos com bambolês. A atividade é inspirada nos trabalhos artísticos de Hélio Oiticica e Ernesto Neto.

Data: até 31 de março
Horário: sábado, domingo e feriados, às 11h e às 11h30
Lotação: 10 crianças por sessão, acompanhadas de até dois responsáveis

Edição: Lucas Negrisoli
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!