Confirmado! Virada Cultural de BH este ano já tem data: novembro

Última Virada foi realizada em 2016, reunindo milhares de pessoas

A Virada Cultura de Belo Horizonte, um dos eventos mais aguardados por moradores da capital mineira e da região metropolitana, foi confirmada pelo secretário de Cultura Juca Ferreira. Depois de ter sido cancelada a edição de 2017, por causa da falta de recursos financeiros, a expectativa do público para a festa deste ano é grande.

Chegou a ser anunciado, no site da prefeitura de Belo Horizonte, que o evento seria realizado dias 4 e 5 de agosto de 2018. Mas diante de questões organizacionais, a festa foi adiada para o mês de novembro, sem data especifica ainda.

“O ideal seria fazer em agosto. Na verdade nem agosto, o ideal era agora. Mas estamos ajustando. Vai ter, estamos fazendo ajustes no calendário, mas vai ter” garantiu Juca Ferreira, em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (22). Ainda segundo o secretário, a captação de recurso e a organização demandam tempo para que o planejamento resulte num bom evento, e isso acaba interferindo no calendário. “Tem também o processo eleitoral que vai ser muito polarizado, muito mobilizador, então botar a virada no meio da disputa daria curto circuito. A virada virá depois, quando as coisas asserenarem. Mas virá com certeza, é um patrimônio da cidade”, garante o secretário.

De acordo com Ferreira, a mobilização da secretaria agora é para estruturação do evento que será realizado no mês de novembro e terá data confirmada após pesquisas com relação a previsão do tempo. Segundo Juca, novembro é mês de chuvas e é importante se programar em uma data que evite ser pego pelo tempo ruim.

Virada Cultural SP

A Virada Cultural de São Paulo aconteceu no último fim de semana (20) e reuniu cerca de 3 milhões de pessoas nas ruas da capital paulista. Com relação ao evento paulista, Juca Ferreira diz: “a virada me chamou atenção, como ela foi inserida numa cidade como SP. O atual prefeito tentou acabar com o evento e não conseguiu, porque é um momento onde as pessoas convivem a partir da cultura e da arte, e criam um espaço no território central da cidade, nos espaços públicos, para a convivência. A programação é feita procurando atender todas as demandas, da mais moderna, a mais tradicional, a mais cafona, a mais sofisticada. Não importa”.

O secretário afirmou que vai contar com ajuda para a realização da Virada aqui em BH. “Eu tive um dialogo profundo com a Polícia Militar sobre o que é segurança pública. E eles achavam que a presença de pessoas na rua, principalmente à noite, é uma quebra de normas de segurança. E eu defendia a tese que uma gama enorme de especialistas também defende, de que quanto mais gente na rua, mais a rua fica segura. Principalmente quando  ela é generosa de absorver o público da periferia que vem assistir”.

Calendário

Ainda em questão de programação cultural, foi anunciado o calendário de eventos na cidade ao longo do ano. Confira o que vem por ai:

  • 20 de julho – retomada do noturno dos museus
  • 7 e 8 de agosto – Seminário BH Lê
  • 31 de agosto e 1 de setembro – 5ª Conferência Municipal de Cultura
  • 13 a 23 de setembro – FIT
  • setembro – 5ª edição Festival de Descontorno Cultural
  • novembro – Virada Cultural
Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!