Esculturas de escritores mineiros entram em fase final de restauração e voltam em março para BH

esculturas escritores mineiros
Esculturas dos escritores mineiros estão sendo restauradas em uma fundição da Grande BH (Andreza Miranda/BHAZ)

Após terem sido vandalizadas e desgastadas pelo tempo, as esculturas dos escritores mineiros Carlos Drummond, Pedro Nava, Henriqueta Lisboa, Murilo Rubião e Roberto Drummond vão retornar a BH no dia 4 de março. As obras passam por um processo de restauração na Fundição Artística Ana Vladia, desde dezembro.

Ao todo, cerca de 11 funcionários estão trabalhando no restauro das esculturas na fundição que fica localizada em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. O trabalho já está na fase final, e o artista plástico Léo Santana, criador das obras, está acompanhando todo o processo.

Durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (23), o artista explicou sobre o trabalho que vem sendo feito nas esculturas.

“Todos eles vão passar por um processo que é a limpeza e a oxidação. Algumas delas que tiveram um vandalismo mais agressivo, no caso do Drummond e da Henriqueta, tiveram que passar praticamente por todo o processo da fundição, como modelagem, forma, cera, acabamento e a oxidação”.

Esculturas de Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava na fundição para restauração (Andreza Miranda/BHAZ)

Léo também destaca a satisfação enquanto artista em ver seu trabalho sendo restaurado. “É o ponto máximo você ver o seu trabalho recomposto, está novo de novo e irá para o mesmo lugar. Logo, eu fico muito feliz, o trabalho está prontinho para entregar aos presenteados que é a comunidade de Belo Horizonte”.

Preservação do patrimônio da cidade

A restauração das esculturas representa a preservação do patrimônio histórico de BH e a manutenção da cultura da cidade. Ao todo, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) investiu R$ 200 mil reais no processo. A secretária municipal de cultura, Eliane Parreiras conta com a ajuda da população parar ficar de olho nas obras:

“Nós estamos trabalhando para que a gente tenha uma ação efetiva de segurança junto com a sociedade, porque também é importante que a comunidade ajude a prefeitura nesse processo de cuidar, de preservar, mas que a gente possa ter essa segurança com essas esculturas todas presentes em ligação com a sociedade”.

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) promoverá um evento de reinauguração das esculturas, no dia 4 de março. “A gente já convida todo mundo a participar, para cada uma dessas esculturas nós faremos um circuito a pé para acompanhar as atividades em cada uma delas e isso vem integrado a um grande programa de circuito literário e de segurança que vamos anunciar brevemente”.

Escultura de Henriqueta Lisboa na fundição para restauração (Andreza Miranda/BHAZ)

A devolução das obras restauradas integrarão o Circuito Literário de Belo Horizonte, que tem como objetivo ressaltar a vocação para a literatura que a capital mineira possui. Confira os endereços onde as esculturas serão recolocadas:

Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava

Localização: Esquinas das Ruas Goiás e Bahia, no Centro.

Henriqueta Lisboa

Localização: Rua Pernambuco, na Savassi

Roberto Drummond

Localização: Praça da Savassi

Murilo Rubião

Localização: Jardins da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Savassi

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!