TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Estátuas de Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava serão retiradas para restauração

04/11/2022 às 19h07
estatua drummond
Uma equipe realizará a solda da mão direita e fundição e solda dos óculos de Drummond, além da remoção da oxidação desgastada das duas esculturas (Amanda Dias/BHAZ)

As estátuas dos escritores Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava, em Belo Horizonte, ganharão um “tapa” no visual. Na próxima segunda-feira (7), a prefeitura da capital mineira vai retirar os monumentos para restaurá-los.

A ação integra as celebrações dos 120 anos de Drummond, poeta mineiro maior e patrimônio nacional. No lugar das estátuas dele e de Pedro Nava, que ficam na rua Goiás, será colocada uma placa interpretativa de sinalização. A restauração será realizada até dezembro.

As esculturas, em tamanho real, foram confeccionadas em bronze pelo artista Leo Santana, que acompanhará todo o processo de retirada e de restauração. No mesmo dia, será retirada também para restauro a estátua de Murilo Rubião, localizada nos jardins da biblioteca pública estadual.

BH vai ganhar nova estátua de Drummond

Uma equipe realizará a solda da mão direita e fundição e solda dos óculos de Drummond, além da remoção da oxidação desgastada das duas esculturas. Já os serviços de restauração da estátua de Murilo Rubião incluirão revitalização, remoção da oxidação desgastada e nova pátina.

Após o fim das restaurações, será realizado um sarau de entrega das obras. As estátuas de Henriqueta Lisboa e Roberto Drummond, recentemente vandalizadas, também serão restauradas. A retirada será em 8 de novembro.

Ainda pela programação celebrativa dos 120 anos Drummond, Belo Horizonte receberá, em dezembro, uma réplica do monumento do escritor existente no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. Além disso, a Prefeitura realizará saraus temáticos de poesia e ações educativas sobre o patrimônio.

Editado por: Pedro Rocha Franco

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
InstagramLinkedIn

Larissa Reis

Email: [email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
InstagramLinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ