Festival Chacoalha acontece no Sula Beaga com artistas locais e entrada gratuita

ablusadas e tamara franklin
A banda Ablusadas convidou Tamara Franklin para o palco do Festival Chacoalha, no dia 15 de outubro (Divulgação/Faraco Fotografia)

Com o objetivo de fomentar a cena cultural de Belo Horizonte, nos finais de semana de outubro e novembro e no primeiro de dezembro, acontece a 5ª edição do Festival Chacoalha. São shows gratuitos de artistas que estão movimento a cultura de BH, no Sula Beaga.

Sempre aos sábados, as apresentações acontecem até o mês de dezembro. Baile da Bôta, @bsurda e Ruadois são alguns dos nomes presentes na programação.

Nos últimos dois finais de semana, artistas como Tamara Franklin e Ogoin e Linguini passaram pelo palco do festival. Nos próximos seis sábados, será a vez de Mascucetas, Baile da Bôta, Bloco da Cinara, Geleia Geral Brasileira, Ancestral Diva, Elizia, @bsurda, Ruadois, Malaca, Muvuka, Enversos, Falcatrua, Discothèque e X Sem Peita.

O Festival Chacoalha acontece sempre das 18h às 2h, sendo que os shows começam pontualmente às 20h e os DJs tocam na sequência, a partir das 22h. O projeto é criado pela Híbrido Comunicação e Cultura, e tem o objetivo de fomentar a cena cultural de Belo Horizonte.

A curadoria do festival é feita pensando em abarcar difrentes alcances e propostas musicais, desde o rock até a música eletrônica. A escolha do Sula Beaga como palco de realização do evento se deu pensando nos encontros que o espaço vem promovendo na capital mineira desde a sua inauguração.

Programação completa do festival

29/10 – Mascucetas, Baile da Bôta

5/11 – Bloco da Cinara, Geleia Geral Brasileira

12/11 – Ancestral Diva, Elizia, @bsurda

19/11 – RuaDois, Malaca, Muvuka

26/11 – Enversos, Falcatrua, Discothèque

3/12 – X Sem Peita

Sobre o Festival Chacoalha

O primeiro Chacoalha aconteceu em 2015, e recebeu Karol Conka, Hypnotic Brass Ensemble, Zimun, Boogarins, entre outros. Na ocasião, ocupou casas de show e promoveu debates e workshops. Em 2017, foi a vez do primeiro Trio Chacoalha, que juntou grupos como Eddie, Família de Rua e BNegão no pré-carnaval.

Já em fevereiro de 2018, o trio elétrico apresentou shows como Liniker e os Caramelows e Marcelo Veronez, na terça-feira de Carnaval. Em setembro de 2018, na primeira etapa da sua quarta edição, o festival apresentou 12 shows gratuitos no centro de BH.

Quem esteve presente pôde curtir bandas como Samuca e a Selva, Tamara Franklin, Gato Feio, Luiz Gabriel Lopes, Academia da Berlinda, Negras Autoras, Bala da Palavra e A Outra da Banda Lua. No mês de novembro de 2018, a diversidade guiou a programação, com seis dias de festa com perfis diferentes.

Liniker se apresentou no Trio Chacoalha (Divulgação/Tamás Bodolay)

Ocorrendo em vários pontos da cidade, o Chacoalha se uniu com produtores culturais como Cura, Quente e Masterplano. A programação contou com Deskareggae com Marina Peralta, Monkey Jhayam, Teach me Tiger, Masterplano + Blackat, MC Mistica, FBC, Gabii Nas, Violentango, Pata, Miêtta, entre outros. 

Anota aí:

Festival Chacoalha
Data: até o dia 3 de dezembro (sempre aos sábados)
Horário: 18h
Local: Sula Beaga | Avenida Afonso Pena, 955, Centro
Entrada gratuita

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!