Festival internacional ‘Tudo é Jazz’ chega a Belo Horizonte com programação gratuita

midnight moca
Banda Midnigt Mocca é uma das atrações do festival de jazz (Reprodução/@midnight.mocca/Instagram)

O Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto “Tudo é Jazz” virá a Belo Horizonte, nesta quarta-feira (13), com a programação que celebra os 20 anos do evento. Até o dia 30 de julho, a iniciativa vai reunir música, exposição e debates literários com temática musical, e de forma totalmente gratuita. Todas as atividades acontecerão no MM Gerdau (Museu das Minas e do Metal), na Praça da Liberdade.

O Tudo é Jazz é considerado um dos maiores festivais do estilo musical do Brasil, e está entre os 10 melhores do mundo pelo selo de qualidade da revista norte-americana Down Beat. Nesta edição, o evento fará uma homengem à sua idealizadora, Maria Alice Martins, que faleceu em 2020, além de um tributo a Frank Sinatra.

Além de vir para Belo Horizonte, o festival também passará em cidades do interior de Minas Gerais. São Gonçalo do Bação (distrito de Itabirito), Miguel Burnier (distrito de Ouro Preto), Ouro Branco, Moeda, Catas Altas, Congonhas e Ouro Preto são os outros municípios que fazem parte da rota da iniciativa.

“As localidades foram contempladas tendo em vista seu perfil social, contexto histórico, geográfico, demografia, necessidades e expectativas”, diz Rud Carvalho, o diretor do festival. A expansão do Tudo é Jazz aconteceu a partir de uma reflexão sobre as comunidades impactadas pelos 20 anos de existência do festival.

Conteúdos para diversos espaços

Ainda nesta edição, a curadoria procurou fazer conteúdos para palcos, praças, teatros, salas de aula e espaços diferenciados, como a sombra de uma amendoeira, num pequeno distrito do interior. “Tudo isso para adequar a programação, que inclui ainda oficinas, palestras e rodas de conversa, a cada localidade num sinal de respeito às suas respectivas características”, diz o curador do festival, Tulio Mourão.

Em Ouro Preto, o Tudo é Jazz acontecerá de 30 de julho a 7 de agosto, e contará com uma extensa progamação de shows nacionais e internacionais como Madeleine Peyroux , Ana Canas e Tributo a Frank Sinatra com Wilson Sideral, Carla Scena e Jazz Big Band Bauru, dentre outros.

Programação

Confira a programação completa do evento em Belo Horizonte:

  • Exposição 20 anos do  festival Tudo é Jazz com fotos do fotógrafo Eduardo Trópia e curadoria do fotógrafo Guilherme Horta

Data: 13 a 30 de julho  

Horário: 12 às 18 horas de terça a domingo e quinta-feira, das 12 às 22 horas.

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, número 680 – Funcionários – Belo Horizonte.

  • Apresentações musicais:

Dia Nacional do Rock – Rock no Metal com a Banda Midnight Mocca

Data: 14 de julho (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Praça de Convivência do MM Gerdau

Show de Magno Alexandre Trio

Data: 16 de julho (sábado)

Horário: 16 horas

Local: Praça de Convivência do MM Gerdau

Show do Duo Foz

Data: 21 de julho (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Praça de Convivência do MM Gerdau

Show Gabriela Pepino

Data: 21 de julho (quinta-feira)

Horário: 20 horas

Local: Praça de Convivência do MM Gerdau

Show da Happy Feet

Data: 23 de julho (sábado)

Horário: 16 horas

Local: Praça de Convivência do MM Gerdau

  • Debate literário:

Tudo é Jazz convida Sempre um papo: Tulio Mourão e Chico Amaral conversam com Kiko Ferreira

Data: 28 de julho (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Praça de Convivência do MM Gerdau

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!