‘Vitória’: filme estrelado por Fernanda Montenegro estreia nesta quinta-feira

13/03/2025 às 15h20
filme vitória
Fernanda Montenegro e Alan Rocha estrelam filme que conta história emocionante (Sony Pictures Brasil/Divulgação)

O filme “Vitória”, estrelado por Fernanda Montenegro, escancara, mais uma vez, a criminalidade no Rio de Janeiro, além da corrupção e a negligência da polícia carioca.

Dirigido por Andrucha Waddington, que assumiu o projeto após o falecimento de Breno Silveira durante as filmagens, “Vitória” conta a história de Joana, uma massagista que, aos 80 anos, desarticulou uma quadrilha de traficantes e policiais na capital carioca. Munida de uma filmadora, ela registrou atividades criminosas no morro da Misericórdia, em Copacabana, do lado de onde ela morava.

Veja também


No filme, a personagem de Joana é conhecida como Josefina, ou dona Nina. Tudo parece começar de forma meio poética, quando Nina escolhe uma xícara, pela qual parecia ter um apego especial, para tomar um café. A serenidade da cena é interrompida por sons altos de disparos de arma de fogo. Assustada pelo tiroteio, Nina deixa a xícara cair, que se estilhaça no chão. Esse momento parece despertar algo nela.

Decidida a mudar a realidade das vítimas da criminalidade, Nina vai até a polícia denunciar, mas não é levada a sério pelos agentes. As coisas só começam a acontecer quando ela encontra o repórter Flávio Godoy, interpretado pelo ator Alan Rocha, que decide ajudá-la. Mesmo correndo perigo e sofrendo ameaças, os dois continuam investigando e reunindo provas para expor o crime.

Fernanda Montenegro, sempre impecável

Além do tema da criminalidade retratado, a produção do filme trouxe um assunto à tona: a escolha de uma mulher branca para interpretar uma mulher negra. Acontece que, quando Montenegro foi escalada para o longa, as informações sobre a personagem ainda estavam protegidas pelo Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas. Joana da Paz só teve sua identidade e características reveladas após sua morte, em 2023, aos 98 anos.

E Fernanda Montenegro fez jus, mais uma vez, à sua carreira impecável. A atriz, indicado ao Oscar em 1999 pelo seu papel em “Central do Brasil”, transborda força e perseverança. Montenegro entrega uma atuação que mistura delicadeza e firmeza que te prende do início ao fim.

Em “Vitória”, cada olhar e cada pausa de Montenegro carregam camadas de emoção, dando profundidade à trajetória de uma mulher que, mesmo cercada pelo medo, se recusou a ficar calada.

O filme chega aos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira (13). A programação completa da rede Cineart você pode conferir aqui.

Anota aí!

Classificação etária: Livre
Entrada: Gratuita

Amanda Serrano

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.

Amanda Serrano

Email: [email protected]

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ