‘Museu de gambiarras’, Hacklab Volante desembarca no Parque Municipal neste fim de semana

Micro-ônibus adaptado mistura ateliê, oficina, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências itinerante (Alexandre Rezende/Divulgação)

Você já ouviu falar em gambiologia? Não? Então se liga: a área é tida como uma abordagem contemporânea sobre gambiarras e consiste na pesquisa da tradição brasileira de adaptar, improvisar, encontrar soluções simples e criativas para problemas do cotidiano. Neste fim de semana o Parque Municipal de BH receberá o Hacklab Volante, ateliê-itinerante de gambiologia, que fecha a temporada de viagens e oficinas em sua terra-natal.

Museu de engenhoca, galeria de arte, feira de ciências… não é nada fácil definir o que exatamente é o Hacklab Volante. Fred Paulino, fundador e coordenador geral do projeto Gambiologia, prefere chamá-lo de laboratório. O micro-ônibus adaptado leva a espaços públicos atividades de formação em arte e tecnologia, combinadas de modo a incentivar a sustentabilidade ambiental e econômica.

“O Hacklab se propõe a discutir a tecnologia como ferramenta de transformação social, a fim de estimular o pensamento crítico e promover o acesso e a melhor compreensão do público em geral ao universo eletrônico”, comenta Fred, em nota enviada à imprensa.

De estética nada minimalista, o veículo chama atenção com sua sinalização artística diferenciada. Nele, habitam obras interativas, esculturas mecânicas, jogos eletrônicos, energia solar, sintetizadores e arte sonora. Tem até “o menor cinema do mundo” — obra de autoria coletiva que consiste em uma cabine de exibição para apenas duas pessoas.

(Alexandre Rezende/Divulgação)

Ateliê no Parque Municipal

Nesta sexta-feira (15), o Hacklab Volante faz parada no Parque Municipal. Durante três dias, o público poderá visitar o micro-ônibus, interagindo com seu acervo de arte multimídia e gambiarras. “Há muito tempo o Gambiologia não apresenta um projeto em BH, apesar de ser nossa terra-natal. Então, voltar para casa é uma possibilidade que nos deixa entusiasmados e, também, com aquele frio na barriga, já que vai ser a hora das pessoas que mais acompanharam o projeto poderem experienciá-lo”, revela Fred.

(Alexandre Rezende/Divulgação)

A ideia do coordenador é rodar com o Hacklab pelo Brasil por cinco anos, renovando o acervo do projeto. “Estamos no segundo, já planejando as próximas viagens para outras regiões do país, e em busca de patrocínios”, diz. O projeto Hacklab Volante é uma realização do Gambiologia, Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Gambiologia

Completando 15 anos de existência, o projeto Gambiologia começou como uma campanha, consolidou-se como coletivo e evoluiu para uma plataforma aberta de investigação criativa e conceitual. Arte, educação, tecnologia, design, experimentação, sustentabilidade e reaproveitamento de materiais se combinam no conceito e na prática da gambiarra.

A proposta é pesquisar, adaptar, improvisar e combinar elementos na criação de objetos, engenhocas e artefatos que transitam entre o eletrônico, o decorativo, o funcional e o artístico. Os resultados podem ser obras de arte ou peças utilitárias. Em gambiologia, o que importa é inventar, resgatar objetos descartados e descobrir, de forma criativa e inusitada, novas funções e maneiras de utilizá-los.

(Alexandre Rezende/Divulgação)

Então se liga

Hacklab Volante no Parque Municipal
Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti | Av. Afonso Pena, 1377 – Centro
Data: entre 15 e 17/12
Horário: sexta e sábado, das 14h às 20h | domingo, das 10h às 16h
Entrada gratuita

Edição: Lucas Negrisoli
Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!