“Hoje tem marmelada?”: Cidade do Circo será construída em Belo Horizonte

Reprodução/ Freepick

“Hoje tem circo? Tem sim, senhor!” Quem nunca se encantou com a magia do circo durante a infância? Os espetáculos circenses estão crescendo na capital mineira e, para explorar ainda mais essa área cultural, a Prefeitura de Belo Horizonte – por meio da Fundação Municipal de Cultura – apresenta um projeto inédito no país com a criação de um espaço voltado para a formação de artistas e a popularização do circo.

A Cidade do Circo será instalada no espaço da antiga Estação da Gameleira. O terreno, atualmente abandonado, possui cerca de 12 mil m² e será restaurado para abrigar a sede do projeto. A instituição será o primeiro centro de referência do circo no país, com o desenvolvimento de ações formativas, produção e exibição de espetáculos circenses.

A iniciativa propõe a utilização de um espaço público para o desenvolvimento de uma Escola Municipal de Circo. Além disso, será criado um núcleo de cinema para a produção de filmes, documentários e videotecas especializadas, com amplo acervo de livros, jornais, fotos e histórico das famílias que construíram suas trajetórias em torno do circo.

A Fundação Municipal de Cultura também poderá desenvolver no local ações e projetos do setor. “Este documento é um passo muito importante para a criação da Cidade do Circo, por tudo o que o setor representa como fazer cultural e artístico. Queremos fazer mais e, em um futuro próximo, podemos encontrar mais terrenos que possam servir ao circo e aos artistas circenses para que esta modalidade artística esteja cada vez mais presente na vida dos belo-horizontinos”, afirma Leônidas Oliveira.

As obras para a construção da Cidade do Circo têm previsão de início em dezembro de 2016. Ainda não há prazo para inauguração do espaço cultural.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!