Noturno nos Museus invade 34 espaços culturais em BH

Divulgação

Tendência no cenário museal internacional, as “noites no museu” vem conquistando espaço no Brasil. Em uma demonstração de que a ideia veio para ficar, a capital mineira, recebe o Noturno nos Museus que já é atração confirmada no calendário cultural de BH. Na próxima sexta-feira (23), os horários de 34 museus na cidade serão estendidos, oferecendo ao público a oportunidade de curtir durante a noite e o início da madrugada algumas oficinas de arte, exposições, exibições de vídeos, shows, teatro, entre outras atrações.

Todas as ações promovidas pelos museus serão gratuitas e abertas ao público. Nesta edição, o grande destaque será a diversidade das apresentações. Além das inúmeras exposições em cartaz nos museus participantes, o público poderá ainda curtir apresentações culturais variadas, como shows musicais de diversos estilos, espetáculos teatrais adulto e infantil, exibição de filmes, saraus, entre outras atividades.

Para celebrar a entrada do  Conjunto Moderno da Pampulha na lista de Patrimônio Mundial da Unesco, neste ano a abertura oficial do evento acontece no Museu de Arte da Pampulha, às 18h, com a palestra magna do Prof. Dr. Marcelo Pinto Guimarães, professor da Escola de Arquitetura da UFMG e coordenador do Laboratório ADAPTSE. Marcelo falará sobre o Design Universal e práticas museológicas.

Na sequência, o MAP receberá espetáculos musicais com os grupos Happy Feet Jazz Band, Trio de Jazz, e a cantora Marina Machado. Outra atração é o espetáculo de dança Percepções Sobre Superfície, do grupo Entrecorpos.

Ainda na Pampulha, a Casa do Baile receberá o espetáculo Àbikú, do grupo Teatro Negro Atitude, às 18h, e, na sequência, um show com o violonista Walter Dias. O espaço fica aberto até meia noite com a exposição “JK e a Modernidade”.Já o Museu Casa Kubitschek recebe o grupo Maria Cutia com o espetáculo Ópera de Sabão, às 19h. Na sequência, tem as apresentações musicais do Cordel e Prosa, às 20h30 e do cantor Affonsinho, às 22h.

Outra atração da região da Pampulha será o Aquário da Bacia do Rio São Francisco (FZB-BH), que ficará aberto das 18h às 21h, com uma exposição de gravuras da artista plástica Yara Tupinambá, além de atividades recreativas para crianças e jovens. Ingressos devem ser adquirido no local.

No Museu Histórico Abílio Barreto o destaque no Noturno nos Museus 2016 será a apresentação da Orquestra de Câmara do SESC, às 19h. Logo após, às 21h, a Trupe Gaia  apresenta o espetáculo Malabares de Fogo. A noite ainda terá apresentações dos Duo Mano a Mano e com a banda Teach Me Tiger. Foodtrucks estarão espalhados pela área externa até meia noite oferecendo bebidas e lanches ao público presente.

Participam do Noturno nos Museus 2016, os espaços culturais do Circuito Praça da Liberdade, da Fundação Clóvis Salgado, o Sesc Palladium e espaços independentes como os museus Giramundo, o MUQUIFU – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, o Espaço Cento e Quatro, o Cine Theatro Brasil Vallourec, o Museu de Artes e Ofícios, entre outros.

A programação completa do Noturno nos Museus 2016 já está disponível nos sites BH Faz Cultura e Noturno nos Museus.  

Serviço:

Dia: 23 de setembro,

Horário: a partir das 18h

Local: Em 34 museus de Belo Horizonte

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!