Pesquisar
Close this search box.

Orçamento apertado? Relaxa! Confira shows e outros rolês gratuitos em BH neste final de semana

Por

Atrações servem de opção pra quem tem o orçamento curto no fim de junho (Divulgação/Mayara Laila + Reprodução/Facebook)

É fim de mês e o orçamento já não é mais como era na semana do quinto dia útil, não é mesmo? A gente entende. Por isso, o BHAZ preparou uma agenda de rolês gratuitos em BH, neste final de semana, especialmente para você.

Se não deu pra garantir ingresso pro Sensacional ou pra Cidade Junina dessa vez, não esquenta, a programação cultural da cidade traz uma infinidade de eventos acessíveis ao bolso de todo mundo. Ainda não programou seu rolê? Então se liga na agenda semanal do BHAZ!

Agenda gratuita de BH

FIT BH 2024

A contagem regressiva para a 16ª edição do Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua (FIT) de Belo Horizonte já começou. A partir desta quinta-feira (20), desembarcam na capital mineira artistas independentes e coletivos artísticos, numa extensa programação cênica com pré-venda de ingressos a preços populares.

Previsto para ocorrer em teatros, ruas e espaços alternativos até 30 de junho, a 16ª edição do FIT faz parte do calendário cultural oficial de BH. Sua importância foi legalmente reconhecida em 2008, quando o evento foi instituído oficial e bienal, através da Lei 9.517, passando a ser realizado pela Secretaria e Fundação Municipal de Cultura.

16º Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua
Data
: 20 a 30 de junho
Programaçãowww.portalbelohorizonte.com.br/fit

(Divulgação/Kika Antunes)

35ª Bienal de SP em BH

A partir desta quinta-feira (20), o Palácio das Artes, em BH, recebe a itinerância da 35ª Bienal de São Paulo, que segue em exposição até setembro. Obras de mais de 20 artistas e coletivos brasileiros e internacionais ocupam quatro galerias e o hall de entrada do complexo cultural. A abertura da exposição ocorre às 19h e conta com apresentação do grupo fluminense de percussão Tambores de Aço.

Bienal de SP em BH
Local: Palácio das Artes
Data: até 15 de setembro

(Levi Fanan/Fundação Bienal de São Paulo)

Estudos de Cinema

Para celebrar o mês do orgulho, a quarta edição do projeto “Estudos de Cinema”, do Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, apresenta uma série de filmes que abordam identidades queer e a relação delas com a música, nas tardes de sexta-feira do mês de junho.

Veja a programação de 21 de junho:

21/6 – O QUEER E O CAMP
✨ 14h – The Rocky Horror Picture Show
✨ 16h – Drácula: Páginas do Diário de uma Virgem
✨ 17h30 – Vem Dançar Comigo

cine humberto mauro
(Fundação Clóvis Salgado/Divulgação)

Paulinho Pedra Azul e Clube do Choro

As praças públicas de Minas Gerais sempre foram palco de encontros históricos, seja pelas “conversas fiadas” ou pelas celebrações religiosas do interior. E pra celebrar essa cultura de encontros, o projeto Música nas Praças reúne Paulinho Pedra Azul e o tradicional Clube do Choro na praça Milton Campos, em Betim, neste sábado (22), a partir das 19h.

A colaboração marca a abertura da programação para 2024 do Música nas Praças, iniciativa que leva apresentações a espaços públicos da região metropolitana de BH. Ao longo do ano, a série de shows contará com atrações regionais, a fim de valorizar a diversidade cultural mineira.

Música nas Praças, com Paulinho Pedra Azul
Local: Praça Milton Campos, Betim
Data: 22 de junho
Horário: a partir das 19h

(Reprodução/YouTube/Sr Brasil)

Lá da Favelinha

O grupo Formação de Quadrilha, idealizado pelo Lá da Favelinha, se apresentará no Memorial Vale dançando a tradicional quadrilha junina. O destaque é a fabricação dos figurinos pelo Remexe, que usa roupas e resíduos têxteis para criar trajes sustentáveis e exclusivos para os dançarinos. A iniciativa integra o projeto Diversidade Periférica, com a curadoria de Paulo Victor e Negona Dance.

Formação de Quadrilha
Local: Memorial Vale | Praça da Liberdade, 640 – Savassi
Data: 23 de junho
Horário: a partir das 11h

(Lá da Favelinha/Divulgação)

Tranquilo BH

Neste domingo (23) tem edição especial do Tranquilo, o rolê secreto de BH. Até o momento da publicação desta matéria, nem as atrações, nem o local do encontro, foram revelados. Mas como sempre, a garantia é de um espetáculo intimista e emocionante para quem tem ouvidos atentos e corações abertos.

Nunca ouviu falar no Tranquilo? Então se liga: sempre nas noites de terça-feira, o movimento itinerante encontra casa em um determinado local de BH, informado apenas um dia antes do evento aos interessados. Algumas edições especiais, como a deste domingo, também acontecem esporadicamente, pra alegria da galera.

Ficou interessado? Então fique de olho na página do rolê no Instagram. É por lá que a organização divulga todas as informações.

tranquilo bh
(Reprodução/Instagram/@tranquilobh)

Pampulha Celebra

As celebrações de 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, que tiveram início no ano passado, seguem a todo vapor em 2024. No próximo domingo (23), a praça Geralda Damata Pimentel, na orla da lagoa, recebe apresentações musicais e cênicas pelo projeto Fecomércio Pampulha Celebra, a partir das 14h.

Fernanda Abreu, Augusta Barna e Bloco Magnólia são alguns dos destaques nacionais do encontro de domingo, que também terá uma ala de convidados internacionais. A agenda ainda prevê um baile sonoro do Forró Sound System, além do espetáculo “As Cores da América Latina”, do grupo Panorando, de Manaus, em comunhão com a programação do FIT BH 2024.

Fecomércio Pampulha Celebra
Local: Praça Geralda Damata Pimentel
Data: 23 de junho
Horário: a partir das 14h

Festas juninas em BH

Mês de junho, friozinho no ar, e a gente só pensa em uma coisa: festa junina! Belo Horizonte e região metropolitana já possuem uma extensa lista de “arraiás” da melhor época do ano. E tem para todos os gostos, bolsos e locais, o importante é não ficar de fora!

Quer ficar por dentro de todos os “pula fogueiras” da cidade? O BHAZ te atualiza semanalmente sobre isso. Confira a lista de festas juninas em BH neste final de semana através deste link.

Thiago Cândido

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ