Aberto ao público: Palácio da Liberdade retoma tradicional cerimônia de Troca de Guarda

troca de guarda liberdade
Troca da Guarda acontecerá no Palácio da Liberdade no início de cada mês (Secult/Divulgação)

No último domingo (5), foi retomada a tradicional Troca de Guarda Governamental do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O evento, que ocorrerá todos os primeiros domingos do mês, é aberto ao público e promovido pela Policia Militar e pela Secult (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais)

A primeira troca pós-pandemia foi acompanhada pelo comandante-geral da PM, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo da Silva.

“Às portas de comemorarmos o centenário da Independência, é uma alegria imensa podermos retomar esse rito da troca da guarda, seguindo os protocolos sanitários necessários. O turismo cívico tem ganhado cada vez mais espaço, a exemplo de outros países.” Disse Leônidas Oliveira.

Incentivo ao turismo

“Sabemos que somos, pelo segundo ano consecutivo, o estado mais seguro para se fazer turismo no Brasil, e isso tem um valor imensurável para a expansão do nosso setor, sobretudo na internacionalização e na atração de turistas estrangeiros. Eventos como este nos lembram quem somos, nossas origens, e também para onde vamos”.

A cerimônia foi composta por ritos militares que se destacam pela precisão de movimentos e a sincronia. E a partir de agora, a troca da guarda governamental vai ocorrer todo primeiro domingo de cada mês no palácio. A ação é parte de uma iniciativa para promover a retomada do turismo em Minas.

Luzes de Natal

Além da retomada da Troca de Guarda, o Palácio da Liberdade receberá esse ano uma iluminação especial do projeto “Natal Liberdade Cemig”. Pela primeira vez, os jardins do palácio estarão abertos ao público para a visitação da decoração.

A atração será inaugurada nesta terça-feira (7) e poderá ser visitada até dia 26 de dezembro. A iniciativa ainda busca trazer para a Praça da Liberdade um festival de arte digital, trazendo “através das novas linguagens, atrações e obras de iluminação inovadoras, com tema natalino desenvolvido exclusivamente para os quadrantes e a alameda”.

Edição: Giovanna Fávero
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!