Pint of Science: Ciência na mesa do bar retorna a BH nesta quarta-feira

pint of science 2022 bauru
Pint of Science acontece em diversas cidades do Brasil e do mundo, e retorna presencialmente a BH em edição 2023 (Reprodução/Pint of Science)

O festival Pint of Science voltará a acontecer presencialmente em BH, nesta quarta-feira (24), após três anos de edições virtuais. O evento é gratuito e tem o objetivo de divulgar trabalhos científicos em bares e restaurantes em um diálogo aberto entre cientistas e público.

Em BH, o Pint of Science 2023 será no Museu das Minas e do Metal, a partir das 19h. Estudantes e professores da Amerek, curso de especialização em Comunicação da Ciência da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participarão desta edição do evento.

Com o lema “Um Brinde à Ciência”, a edição 2023 do festival programou mais de 600 pesquisadores e especialistas para discutir sobre biologia, química, física, matemática, política, direito e tecnologia.

Criado pelos pesquisadores britânicos Michael Motskin e Praveen Paul, em 2013, o festival ocorre durante três noites seguidas, em várias cidades do mundo. Aqui no Brasil, a edição 2023 começou no dia 22 e se encerra hoje.

Programação Pint of Science BH

Confira a programação do Pint of Science em Belo Horizonte:

  • Plataformas on–line: amigas ou inimigas da ciência?: Carlos D’Andrea, do Programa de Pós–graduação em Comunicação da UFMG
    Resumo: Em tempos de intensa discussão sobre regulação das plataformas, perguntamos: como as mídias sociais e outras plataformas reconfiguram as ciências contemporâneas? E ainda: como as ciências influenciam as plataformas? São muitos os temas que emergem dessa discussão: o acirramento de controvérsias, divulgadores (e influencers) científicos em busca de visibilidade, os descaminhos do negacionismo e da pseudociência, os dilemas éticos e políticos da produção científica sobre Inteligência Artificial e outros temas liderados pelas plataformas.
  • π e os alienígenas: Sônia Pinto de Carvalho, do Departamento de Matemática da UFMG
    Resumo: A matemática é descoberta ou inventada? Ou seja, será que os alienígenas conhecem π?
  • Dos Museus ao TikTok: A Ciência em 60 segundos!: Tuany Alves, jornalista
    Resumo: Como os museus de ciência utilizam o TikTok para divulgar a ciência, principalmente entre jovens de 15 a 25 anos. A ex-aluna do Amerek apresentará dados sobre a plataforma e os resultados do estudo que analisou três museus de ciência e destacou a importância de ter uma imagem institucional clara e planejar a comunicação de acordo com as especificidades do TikTok e a missão do museu. Também serão compartilhadas algumas boas práticas identificadas no estudo, como conhecer as possibilidades da plataforma e testar ações para melhorar o desempenho.
  • A gente não quer só ciência, a gente quer ciência, diversão e arte!: Adlane Vilas-Boas, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da UFMG
    Resumo: Cienciarte ou Arteciência é uma retomada da ideia onde se presume que ciência ou arte sozinhas não são capazes de responder ou resolver temas complexos que a contemporaneidade nos traz. Nesta conversa, vamos trazer exemplos de cientistas-artistas que têm conseguido unir as duas áreas e discutir como a ciência e a arte está no nosso vivenciar.

Anota aí:

Pint of Science BH
Data: 24 de maio
Horário: 19h
Endereço: Museu das Minas e do Metal | Praça da Liberdade, 680 – Funcionários
Entrada gratuita

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!