Despedida Skank: Confira as músicas da banda baseadas em outras canções

Skank anuncia início da venda de ingressos para último show (Divulgação/Skank)

Ao longo de mais de 30 anos de carreira, o Skank produziu uma série de sucessos “chiclete”, daqueles que ficam por dias inteiros na nossa cabeça. Além das letras e canções originais, a banda é referência em fazer versões que geram um misto de memórias com o improvável frescor da primeira vez. Uma coisa é certa: um hit é um hit, e o Skank sempre soube como emplacar um.

Na seara das versões de sucesso, o BHAZ fez uma seleção de oito músicas da banda, feitas com inspiração em outras canções. Na nossa coletânea, tem versão brasileira, música original que ‘reaproveitou’ trechos de outra e até regravação de uma canção do próprio Skank em outro idioma.

Então, em homenagem ao último show histórico do Skank no Mineirão, entre no clima de despedida e confira a lista em ordem cronológica dos lançamentos das canções.

Tanto – I Want You

  • Disco: Skank
  • Ano de lançamento: 1993
  • Música original: I Want You – Bob Dylan

Logo no primeiro álbum de estúdio, em 1993, o Skank lançou uma versão brasileira para chamar de sua. Trata-se de “Tanto”, que veio da música “I Want You”, de Bob Dylan. A canção do artista norte-americano esteve no álbum “Blonde on Blonde” (1966).

Uma curiosidade: para o álbum “Radiola” (2004), o Skank regravou a canção de Bob Dylan, no idioma original.

Let Me Try Again

  • Disco: Skank
  • Ano de lançamento: 1993
  • Influências: Let Me Try Again – Frank Sinatra

Versão da versão. A sétima faixa do primeiro álbum do Skank, de 1993, traz um clássico daqueles. Vinte anos após o lançamento da música de Frank Sinatra – que já era uma versão da francesa “Laisse-moi le temps” –, o Skank botou a letra na boca de jovens que sequer tinham ouvido falar de um dos recordistas mundiais de vendas de discos, com mais 150 milhões de cópias comercializadas.

Pacato Cidadão – Let ‘Em In

  • Disco: Calango
  • Ano de lançamento: 1994
  • Influências: Let ‘Em In – Paul McCartney

A música que problematiza a vida nas grandes cidades foi um grande sucesso e até tocou em novela da Globo na década de 1990. Em vídeo disponível no canal oficial de Samuel Rosa, o cantor da banda mineira falou sobre a influência de um artista britânico “só um pouquinho” conhecido.

“Pra quem se lembra bem da gravação original, tem uma música incidental, do Paul McCartney. Chama-se ‘Let ‘Em In’. Alguém batendo na porta, tocando a campainha. Abra a porta e deixe entrar! Essa do Paul também falava de inclusão social”, contou Samuel.

Em “Pacato Cidadão”, os versos em inglês são cantados na parte final da canção, enquanto, na música de Paul, eles aparecem logo no início. Confira o trecho e ouça as faixas:

“Someone’s knocking on the door
Somebody is ringing the bell
Do me a favor, open the door
Let’em in, let them in”…

É Proibido Fumar – Peter Gunn Theme

  • Disco: Calango
  • Ano de lançamento: 1994
  • Música original: É Proibido Fumar – Erasmo e Roberto Carlos | e influência de “Peter Gunn Theme” – The Blues Brothers

De pegada mais Rock, a versão do Skank da música composta por Erasmo e Roberto Carlos na década de 1960 foi uma verdadeira febre nos anos 1990.

A faixa da banda mineira também se inspirou na melodia de “Peter Gunn Theme”, de The Blues Brothers. Com forte presença de saxofone e baixo, a canção era o tema de abertura da série de televisão norte-americana Peter Gunn.

Te Quiero Probar – Garota Nacional

  • Ano de lançamento da versão: 1998
  • Música original: Garota Nacional – Skank

“Garota Nacional” foi um dos principais sucessos da banda, lançado no álbum “O Samba Poconé” (1996). Além do Brasil, “estourou” em rádios de outros países, como Argentina, Chile e México, e até na Espanha.

Diante da boa repercussão, a banda criou uma versão em espanhol, intitulada “Te Quiero Probar”. Em vídeo publicado no YouTube oficial do cantor Samuel Rosa, ele contou uma história cômica sobre essa faixa.

“Eu me lembro de chegar numa rádio na Espanha e o programador, feliz: ‘a música tá indo muito bem, tá tocando pra caramba’. Aí eu ouvi e disse: ’em português? A gente mandou uma versão em espanhol. Não chegou?'”, recordou o mineiro.

Porém, ele recebeu uma resposta inusitada do programador. “Aí ele falou pra mim: ‘Samuel, a gente prefere você cantando em português mesmo’. Foi um jeito elegante que ele achou de dizer que o meu espanhol estava uma m*”, brincou.

Vamos Fugir – Gimme your love

  • Disco: Radiola
  • Ano de lançamento: 2004
  • Música original: Gimme your love – Gilberto Gil & The Wailers | Vamos Fugir – Gilberto Gil

Apesar de não ser uma adaptação feita pelo próprio Skank, “Vamos Fugir” também ficou muito conhecida no som de rock da banda mineira e integrou o álbum Radiola (2004).

A música original, em inglês, é de autoria de Gilberto Gil em parceria com The Wailers, a banda de Bob Marley. Um clássico reggae, a composição é fruto de uma viagem do cantor baiano à Jamaica.

Após voltar ao Brasil, Gil escreveu uma versão mencionando diversas belas paisagens daquele país. Ambas as faixas integraram o álbum “Raça Humana” (1984).

Beleza Pura

  • Ano de lançamento: 2008
  • Música original: Beleza Pura – Caetano Veloso

A convite da Globo, o Skank gravou a música de abertura da novela “Beleza Pura”, que foi ao ar entre fevereiro e setembro de 2008, na faixa das 19h. A letra foi composta por Caetano Veloso na década de 1980.

“Dentro daquele turbante do filho de Gandhi, é o que há. Tudo é chique demais, tudo é muito elegante”…

Wavin’ Flag (Coca-Cola Celebration)

  • Ano de lançamento: 2010
  • Música original: Wavin’ Flag – K’naan

Quem se lembra de “Waka Waka (This Time For Africa)”, sucesso de Shakira que foi a música oficial da Copa do Mundo de 2010? Muitos fãs também devem se recordar que essa não foi a única canção que caiu no gosto do público na época do Mundial.

A Coca-Cola promoveu “Wavin’ Flag”, cantada pelo rapper somali-canadense K’Naan, e a música ganhou uma versão brasileira cantada pelo Skank. A faixa foi um mashup entre inglês e português.

“E quando ela rola, o mundo para, só na torcida, sem respirar. E quando ela passa pelo goleiro, o Brasil inteiro vai comemorar”…

A Hard Day’s Night

  • Ano de lançamento: 2017
  • Música original: A Hard Day’s Night – The Beatles

Uma das bandas que influenciou a trajetória do Skank, os Beatles também foram homenageados pelos mineiros. Em 2017, a banda regravou “A Hard Day’s Night”, cuja versão original foi lançada em 1964 pelos “Garotos de Liverpool”.

A versão do Skank foi o tema de abertura da novela “Pega-Pega”, que foi ao ar na Globo de junho de 2017 a janeiro de 2018.

“When I’m home, everything seems to be right… When I’m home, feeling you holding me tight, tight, yeah”…

Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!