Sons da Cidade: Mostra internacional de violão volta ao formato presencial em BH

carlos e fernando músicos e produtores sons da cidade
Sons da Cidade vai para sua 4ª edição, com produção de Carlos Walter e Fernando Chagas (Divulgação/Sons da Cidade)

O projeto “Sons da Cidade – Mostra Internacional de Violão de Belo Horizonte” retorna ao formato presencial em sua 4ª edição, marcada para acontecer entre os dias 25 e 27 de agosto. O evento vai ocorrer no Conservatório de Música da UFMG, de forma gratuita, mediante a retirada de ingressos 30 minutos antes.

A programação da iniciativa é focada em evidenciar a produção musical produzida a partir do violão, um dos instrumentos mais populares da música. Apresentações musicais, recitais, rodas de conversa, lançamentos de livro, CD e documentário estão programados para acontecer no evento.

Um dos objetivos da mostra é aproximar o público de grandes violonistas, tanto brasileiros quantos estrangeiros, cada um com influências da música popular, erudita e contemporânea. O evento tem coordenação dos músicos e produtores musicais Fernando Chagas e Carlos Walter.

Paralelamente, o projeto promoveu o “2° Concurso Sons da Cidade”, voltado para jovens violinistas de Belo Horizonte e região metropolitana. Os seis violonistas selecionados pelo júri farão uma apresentação no evento, abrindo, a cada noite, a programação.

Programação da Sons da Cidade

A noite de abertura (25) começará às 19h30, e contará com um recital do violonista Guilherme Vincens, em homenagem aos 50 anos do Clube da Esquina. A partir das 20hm será a vez da violonista Ariadna Cuellar, com sua primeira apresentação no Brasil. No mesmo dia, às 18h, haverá o lançamento do livro “Sons da Cidade”.

Na sexta-feira (26), a partir das 19h, a violonista Andrea Perrone apresentará o concerto “For Fun”. Depois, o duo Marcilio Lopes e Lucas Porto tocarão um repertório do choro brasileiro. Durante o período da tarde, às 15h, haverá o Café com Violão – um momento de descontração entre os músicos e os ouvintes.

Para encerrar a programação, no sábado (27), o músico Ulisses Rocha apresentará o álbum “Véu”, às 19h. Depois, o violonista Ricardo Barceló e a pianista Svetlana Mikhaylishcheva farão um número especial, com um repertório variado que incluirá obras de Boccherini, Barceló, Diabelli e Brouwer.

Ariadna Cuellar está na programação do Sons da Cidade (Divulgação/Sons da Cidade)

Programação educativa

Atividades educativas gratuitas também fazem parte do Sons da Cidade – Mostra Internacional de Violão. O programa é voltado para a discussão, aprofundamento no conhecimento musical e reflexão a respeito do cenário da música em Minas Gerais e no Brasil. Todas as rodas de conversa serão acessíveis em Libras.

A programação das atividades educativas começará na quinta-feira (25), às 17h, com a roda de conversa “A linguagem do choro”. O duo Marcilio Lopes e Lucas Porto são os responsáveis pelo bate-papo, e a mediação é de Fernando Chagas e Carlos Walter.

Já na sexta-feira, no mesmo horário, a atividade consistirá em uma conversa entre Carlos e Fernando com os músicos Ricardo Barceló, Ulisses Rocha e Guilherme Vincens. O tema do bate-papo é “O Violão na Universidade”.

No sábado, a programação educativa começará mais cedo, às 10h, com a exibição do documentário “O Último Chorão”, seguido de bate-papo com o diretor Ricaro do Carmo. Às 17h, acontecerá uma roda de conversa com as violonistas Andrea Perrone e Ariadna Cuellar, sobre violonistas-intérpretes e violonistas-compositores.

Anota aí

“Sons da Cidade – 4ª Mostra Internacional de Violão de Belo Horizonte”

Data: 25 a 27 de agosto

Local: Conservatório da UFMG | Av. Afonso Pena, 1534 (Entrada acessível pela Rua Guajajaras, 100, Centro)

Ingressos gratuitos: retirada com 30 minutos de antecedência

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!