Grupo de dança Primeiro Ato celebra 40 anos com duas apresentações no Teatro Sesiminas

primeiro ato
O grupo de dança Primeiro Ato está comemorando 40 anos (Divulgação/Guto Muniz)

O grupo de dança Primeiro Ato vai celebrar 40 anos com uma programação especial no Teatro Sesiminas, neste fim de semana. A companhia vai apresentar duas montagens: “Tecidos na pele”, que é inédita, e “InstHabilidade”. Haverá também uma roda de conversa com artistas que fazem parte da história do grupo.

As apresentações dão continuidade à celebração dos 40 anos do grupo Primeiro Ato. Inspirada na condição de estar vivo, do ato de “cair e levantar” e nos movimentos naturais da vida, a montagem “InstHabilidade” será apresentada neste sábado (15), às 20h. Os ingressos para o sábado estão disponíveis aqui.

Já no domingo (16), o grupo apresentará a montagem “Tecidos na Pele”, às 19h. A apresentação foi concebida a partir do contato com o acervo da companhia. Em seguida, acontecerá uma roda de conversa com Fernanda Vianna, Zeca Baleiro, Ronaldo Fraga e outros convidados. Acesse os ingressos aqui.

“Fazer quarenta anos é acreditar no futuro. Porque você sabe que tem força para viver quarenta anos. Então, você acredita no futuro. Eu acho que fazer quarenta anos é também reconhecer que a gente não chega aqui sozinho”, diz Suely Machado, fundadora e diretora da companhia.

Espetáculo InstHabilidade

“InstHabilidade” (2016) propõe habitar o lugar de busca no processo homem-mundo, através da jornada entre a inspiração, a fantasia e as quedas na realidade. A montagem tem concepção e direção coreográfica de Alex Dias e Suely Machado.

Suely Machado explica sobre a escolha da montagem: “Trata-se de um espetáculo muito forte. Nesse momento do mundo pós pandemia, onde as pessoas estiveram mais ensimesmadas e agora estão ávidas para ver coisas que sensibilizem, a gente traz ‘InstHabilidade’. Como o próprio ome diz, é um tema muito atual”.

Espetáculo Tecidos na Pele

O “Tecidos na pele” é uma releitura das coreografias inspiradas na materialidade e na história de cada figurino usado pelo grupo de dança Primeiro Ato. O grupo revisita seu repertório artístico através do trabalho de Marco Paulo Rolla, Pablo Ramon, Ronaldo Fraga e Silma Dornas.

“Primeiro Ato 40 anos ‘Tecidos na pele’ evoca a atemporalidade nas criações artísticas e a necessidade de se falar sobre caminhos já percorridos e histórias construídas às novas gerações. Com a montagem queremos emocionar, gerar conhecimento e consciência, contribuindo para a evolução da nossa arte”, diz Suely.

Parte do espetáculo ‘Tecidos na pele’ (Divulgação/Kika Antunes)

Roda de conversa

Depois do espetáculo “Primeiro Ato 40 anos Tecidos na pele”, Suely Machado conduzirá uma roda de conversa com alguns artistas importantes para a história da compahia. Além dos já citados, Marcelo Veronez, Lula Ribeiro e Titane e Babaya participarão do bate-papo.

“Decidimos trazer essas pessoas ao palco porque eles criam juntos, interferem na dinâmica do grupo. E também porque são pessoas que nos tiram do lugar, nos mostram lados artísticos que dialogam com o nosso”, pontua Suely.

Sobre o grupo Primeiro Ato

O Grupo de Dança Primeiro Ato, sob a direção de Suely Machado, realiza um trabalho em dança contemporânea diverso. Desde o seu início, em 1982, tem por objetivo investigar e ampliar o universo da dança em espetáculos expressivos, através de processos colaborativos de pesquisa, encenação e produção.

A participação ativa dos bailarinos no processo de criação, como coautores dos espetáculos, traz um resultado consequente para o desenvolvimento do processo criativo. Suely Machado, como diretora-encenadora, analisa e lapida cada cena dentro do todo.

A direção de Suely confere à estrutura uma linguagem que caracteriza o Primeiro Ato como um grupo que subverte padrões e conceitos, sem perder suas origens. Passeia por temas polêmicos, ao mesmo tempo em que brinca com o imaginário, sendo o humor a mola-mestra da maioria de seus espetáculos.

Anota aí:

Grupo de dança Primeiro Ato 40 anos
Data e horário: 15/10, às 20h; e 16/10, às 19h
Local: Teatro Sesiminas |
Horário: Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia
Ingressos para o dia 15: https://bileto.sympla.com.br/event/76880/d/159635
Ingressos para o dia 16: https://bileto.sympla.com.br/event/76889/d/159647

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!