Passeio de ‘trem’ gratuito levará moradores até pontos turísticos de BH junto de celebridades históricas

conexão trem da esquina
Projeto ‘Conexão Trem da Esquina’ é itinerante e fará passeio turístico por BH (Divulgação/Igor Cerqueira)

Já pensou conhecer mais a história de BH enquanto faz um passeio lúdico? O projeto cultural itinerante “Conexão Trem da Esquina” fará, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, viagens gratuitas pelos principais pontos turísticos de BH. Nessa viagem, nove celebridades históricas vão embarcar para contar “causos” do passado.

O projeto tem como objetivo unir turismo, arte, história, teatro e diversão para todas as idades. O itinerário das viagens no trem de rodas começará no Museu de Artes e Ofícios, seguirá pela Praça da Liberdade, Casa do Baile, Igreja da Pampulha e Mirante Bandeirantes/Casa Museu JK, finalizando no Mercado Novo.

Em cada ponto, as “celebridades” Aarão Reis, Afonso Pena, Augusto de Lima, Bias Fortes, Candido Portinari, Juscelino Kubitschek,  Oscar Niemeyer, Otacílio Negrão de Lima e Roberto Burle Marx vão contar as histórias da projeção da capital. As personalidades serão interpretadas por atores, no formato Teatro de Cordel.

Conexão Trem da Esquina (Divulgação/Igor Cerqueira)

Guia turístico acompanha viagens

O guia de turismo Betto Fernandes também estará presente nas viagens para dar informações importantes e históricas sobre Belo Horizonte. Ele abordará assuntos relativos ao trajeto, junto aos artistas cordelistas do Grupo Confesso, contando ao público histórias de BH, com enfoque em algumas construções da cidade.

Ao todo, serão três viagens, uma por dia, começando às 8h30 e terminando às 13h30. Os ingressos são gratuitos e ficarão disponíveis a partir desta terça-feira (9), na Sympla. Todas as apresentações terão acessibilidade em libras. O passeio tem patrocínio da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

Contribuir com o turismo, ocupar os espaços públicos de BH, promover o encontro entre turistas e a história da capital, possibilitar a reflexão sobre a cidade, sua construção e evolução, e provocar o sentimento de pertencimento no belo-horizontino, esses são os principais objetivos das viagens no Trem da Esquina.

O que o público encontrará pelo trajeto

A programação começa no Museu de Artes e Ofício com apresentação musical de canções do Clube da Esquina. Em seguida, o público percorrerá o museu em uma visita guiada. Ao final os viajantes serão recebidos por um cordelista que os conduzirá para o embarque no Trem da Esquina.

O veículo seguirá para a Praça da Liberdade, onde quatro personagens em Teatro de Cordel embarcarão: o projetista Aarão Reis; o ex-presidente (governador) do Estado, Afonso Pena; o então governador que propôs a mudança da capital de Ouro Preto para BH, Augusto de Lima; e o presidente de Minas Gerais, Bias Fortes.

Esses personagens embarcarão no trem junto com o público em sentido à Pampulha. Lá, o primeiro ponto será a Casa do Baile. Os passageiros serão recebidos com uma performance teatral e musical por um ator que vai interpretar o vigésimo prefeito da cidade: Otacílio Negrão de Lima.

Visita à Igreja São Francisco

O segundo ponto visitado pelo trem será a Igreja São Francisco de Assis. Ao desembarcar, um ator caracterizado de Oscar Niemeyer vai receber o público. No terceiro ponto, no Mirante Bandeirantes, os passageiros serão recebidos por mais personalidades.

Os personagens Juscelino Kubischeck (ex-prefeito de BH, ex-governador de Minas Gerais, e ex-presidente do Brasil), Cândido Portinari (artista plástico criador dos painéis da Igrejinha da Pampulha) e Roberto Burle Marx (paisagista) farão parte desse terceiro momento de embarques.

Por meio de teatro e música, eles darão boas-vindas ao público e exibirão a relação que têm com a arquitetura, a paisagem e a arte que compõem o Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Logo depois, vão conduzir o público para a visita guiada no Museu Casa Kubitschek.

Desembarque no Mercado Novo

Após a visita será apresentada uma encenação, também em formato de Teatro de Cordel, sobre as curiosidades e casos presentes na construção de Belo Horizonte. Ao término, os personagens, em cortejo musical, levarão o público para o embarque no trem com destino ao Mercado Novo, relevante polo gastronômico da capital.

Nesse momento, o guia de turismo dará dicas para o público sobre a gastronomia do local, indicando os restaurantes para o almoço. Confira os endereços dos pontos a ser visitados:

1 – Praça da Estação – Museu de Artes e Ofícios: Praça Rui Barbosa, 600 – Centro

2 – Praça da Liberdade: Savassi

3 – Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design: Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha

4 – Igreja da Pampulha: Av. Otacílio Negrão de Lima, 3000 – Pampulha

5 – Mirante Bandeirantes / Museu Casa Kubitschek: Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 – Bandeirantes

6 – Mercado Novo: Avenida Olegário Maciel – 742, Centro

Anota aí:

Conexão Trem da Esquina

Datas: 26, 27 e 28 de agosto

Horário: 8h30 às 13:30

Embarque: Praça da Estação – Museu de Artes e Ofícios | Praça Rui Barbosa, 600, Centro

Desembarque: Mercado Novo | Rua Rio Grande do Sul, 499, Centro

Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/evento/trem-da-esquina/1588497

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!