Pensando em aproveitar o fim de semana, feriado ou férias com a família? Viagens de curta distância podem ser a alternativa ideal para quem quer descansar e fugir do agito e viajar para perto de BH sem gastar muito tempo no trajeto. O Rolê BHAZ fez uma lista com 6 destinos pertinho da capital mineira e com programações deliciosas para toda a família. Dá uma conferida!
Ipoema
Passeios ao ar livre, cachoeiras e muita comida gostosa – o pequeno distrito de Ipoema oferece isso e muito mais. Localizado a apenas 85 km de Belo Horizonte, o vilarejo pertencente a Itabira e é a opção perfeita para quem quer fugir do estresse da metrópole. Por lá, os turistas podem aproveitar cachoeiras, trilhas e conhecer o centro do vilarejo histórico. O trajeto de carro leva cerca de 2 horas.
Um dos destaques é o Parque Estadual Mata do Limoeiro, que abriga áreas do Cerrado e da Mata Atlântica, que podem ser exploradas pelos visitantes por meio de trilhas estruturadas e bem sinalizadas. A região fica na Serra do Espinhaço, a cerca de 7 km do Parque Nacional da Serra do Cipó.
Tem também a Cachoeira Alta, que ganhou esse nome por causa dos seus 110 metros de queda d’água. Ela fica dentro de uma propriedade privada, que conta com portaria, bar e restaurante banheiro, iluminação e estacionamento. Da portaria até a cachoeira são 250 metros de caminhada.
Inhotim
Considerado o maior museu de arte a céu aberto da América Latina, o Inhotim é o destino perfeito para quem busca arte, natureza e gastronomia. Localizado em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o espaço conta com jardins projetados por Burle Marx e abriga uma série de exposições de arte contemporânea. A viagem até lá leva cerca de 1 hora.
São 140 hectares de visitação, que proporcionam aos visitantes uma experiência única, bem ao lado dos biomas da Mata Atlântica e do Serrado. Cerca de 1.862 obras de mais de 280 artistas, de 43 países, compõem o acervo e são exibidas ao ar livre e em galerias em meio a um Jardim Botânico, com mais de 4,3 mil espécies raras, vindas de todos os continentes.
Quem visita o Inhotim também pode aproveitar um dos oito pontos de alimentação espalhados ao longo do parque, seja para almoço, lanche ou fazer uma pausa durante a visitação.
O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 09h30 às 16h30. Nos sábados, domingos e feriados, o horário passa a ser das 09h30 às 17h30. Ingressos variam entre R$ 25 (meia entrada para um dia) e R$ 120,00 (inteira para três dias). Entradas disponíveis no Sympla.
Macacos
Situada a apenas 23 km do Centro de Belo Horizonte, São Sebastião das Águas Claras, distrito de Nova Lima, mais conhecido como Macacos, é um destino bucólico perfeito para quem busca passar dias relaxando em família. O distrito começou a ser povoado no início do século XVIII e, até os tempos atuais, a população somada de toda a região não passa dos 3 mil habitantes (Censo 2010).
No perímetro do vilarejo em si, são apenas 185 casas, que abrigam não mais do que 400 pessoas. O aumento do turismo na região, acentuado a partir dos anos 2000, não descaracterizou o lugar. A igrejinha branca e azul, bem no centro do distrito, preserva as características desde sua fundação, em 1718. As ruas seguem pavimentadas com paralelepípedos, e as janelas e portas continuam abertas a maior parte do tempo.
Circular por ali traz a sensação de estar em um cenário de novela. Mas isso é só o começo. Para além das características culturais e arquitetônicas, a região oferece atrações de alto nível.
Tem aventura pelas trilhas e cachoeiras; pousadas românticas e com uma vista inesquecível; bares pra ir com a galera, com o mozão ou solo, além da irretocável culinária mineira. Confira aqui como chegar e pousadas para ficar em Macacos.
Serra do Cipó
Um dos principais atrativos do Parque Nacional da Serra do Cipó é o Cânion das Bandeirinhas, formado pelo afunilamento do Ribeirão Bandeirinhas e possui diversas cascatas, piscinas naturais e cachoeiras, com pequenas quedas d’água. O local é adequado para trilha e cicloturismo, e o trajeto é bastante exposto e sujeito a forte incidência de luz solar. Portanto, utilize roupas adequadas, e claro, leve água e protetor solar!
Localizado a 120 km da capital, para quem quer viajar para perto de BH, vale o passeio: o parque possui áreas em em Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro. De carro, o trajeto leva aproximadamente 2h30.
Para chegar ao Cânion das Bandeirinhas, é preciso entrar pela portaria 1 – Areias do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho. Essa portaria possui infraestrutura com banheiros, bebedouros, duchas e estacionamento. Há a opção de alugar bicicletas.
Saindo da portaria, é preciso seguir por 12 km na trilha que leva ao cânion. Apesar de predominantemente plano, o trajeto até lá é considerado de dificuldade média a difícil, em decorrência da distância. Com isso, a empreitada exige um bom preparo físico: somando ida e volta, são cerca de 24 km.
O caminho conta com boa disponibilidade de córregos de água cristalina, e pode ser feito a pé ou de bicicleta. O cânion, por sua vez, possui mais de 6 km de extensão.
Lapinha da Serra
Já para quem prefere uma cachoeira de fácil acesso, a indicação do Rolê BHAZ é a Cachoeira do Boqueirão, que fica no distrito de Lapinha da Serra, localizado a cerca de 130 km de BH, pertinho da Serra do Cipó. Para quem pretender viajar para perto de BH, são aproximadamente 3 horas saindo da capital mineira de carro.
Por ser muito próxima do centro do vilarejo, a cachoeira é de fácil acesso. Ao chegar na Rua do Batuque (um ponto de referência é o restaurante Cantina do Jardim), é só seguir em frente.
Santuário do Caraça
Situada nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, o Santuário do Caraça abriga 11 hectares de mata preservada. O complexo é gerenciado pela Igreja Católica, que mantém o espaço como instituição religiosa e reserva ambiental. Por lá, uma das principais atrações é a visita do lobo-guará, que vive livre na natureza, mas tem o costume de subir as escadas da igreja para fazer um lanchinho noturno, fornecido diariamente pelos padres.
Quem quer viajar para perto de BH há uma série de aventuras escondidas entre os caminhos do Serrado e da Mata Atlântica. São trilhas, cachoeiras, grutas, exposições de arte e muito mais. Para aproveitar melhor a programação, a dica é se hospedar uma das duas pousadas que ficam dentro da propriedade. Os serviços incluem café da manhã, almoço e jantar.
O Santuário do Caraça fica a 122 km de Belo Horizonte e possui acesso pelas rodovias BR-381 e MG-436. O trajeto de carro leva cerca de 2 horas e 30 minutos.