Homens se passam por grávidas para receber vacina contra Covid em MG

vacina
Fraudes estão sendo investigadas pela PF e MPMG (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Prefeitura de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, já identificou 200 tentativas de fraude durante a vacinação contra o novo coronavírus na cidade. Dentre os fura-filas há homens que se passaram por mulheres grávidas com o objetivo de receber o imunizante. O prefeito da cidade fez uma “homenagem” para eles nas redes sociais.

Para evitar que mais pessoas burlem a prioridade da vacina, a prefeitura anunciou mudanças nos documentos de comprovação dos grupos prioritários. Desde a segunda-feira (24), são aceitos apenas laudos médicos junto com a receita para comprovar a comorbidade do paciente.

A prefeitura encaminhou as denúncias dos fura filas para a PF (Polícia Federal) e o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), que estão realizando as investigações. Dezessete homens se cadastraram se passando por gestantes para conseguirem ser imunizados. Apesar da tentativa, acabaram sendo barrados após identificação do sistema.

Em Divinópolis, gestantes e puérperas, maiores de 18 anos, podem fazer o cadastro para ser vacinado com o imunizante da Pfizer. “Para se vacinar é imprescindível que as grávidas estejam com laudo médico atestando a gravidez com comorbidade e, ainda, a indicação para tomar a vacina contra a COVID-19 ou laudo médico com recomendação para tomar a vacina”, informou a prefeitura.

‘Homenagem’

A audácia dos homens foi parar nas redes sociais do prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo. O chefe do Executivo municipal gravou um vídeo onde aparece com um bola na barriga. “Homenagem a todos os grávidos de Divinópolis”. A gravação aconteceu em uma academia e amigos participaram. A música “Volta bebê, volta neném”, dos DJs Guuga e Ivis foi reproduzida.

Covid-19

O Boletim Covid-19 de ontem (25) aponta que Divinópolis tem 12.876 casos confirmados e 396 mortes. Seis óbitos estão sendo investigados e 10.542 pessoas já se recuperaram da doença. A taxa de letalidade está em 3,08% e o ritmo de contágio em 1,2.

Os leitos de enfermaria estão com 73,5% de taxa de ocupação e os de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) 82,7%.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!