Jornalista da Globo se revolta com caso de homem negro forçado a se despir em supermercado: ‘É humilhação’

michele barros
Pelo Instagram, Michele Barros repostou o vídeo que mostra sua reação e voltou a falar sobre o caso (Reprodução/TV Globo)

A apresentadora do telejornal Bom Dia São Paulo, Michele Barros, se revoltou nesta segunda-feira (9) ao noticiar a denúncia de racismo feita por um homem de 56 anos, obrigado por seguranças a tirar a roupa para provar que não furtou um supermercado. O caso aconteceu na última sexta-feira (6) em unidade do Assaí Atacadista, em Limeira, São Paulo.

“Nós vamos exibir agora imagens perturbadoras, que vêm de Limeira, no interior do estado. Um homem negro. Um homem negro só de cueca cercado por funcionários de um supermercado ali da cidade. E esse homem ele tenta ali desesperadamente provar que não furtou nada”, introduz Michele.

Após a exibição do vídeo que mostra o homem questionando os seguranças quais são os motivos da ação truculenta contra ele, a apresentadora fica alguns segundos em silêncio. Em seguida Michele Barros dá continuidade à notícia, bastante emocionada.

“É chocante, né? Inacreditável. O vídeo continua, mais funcionários da Rede Assaí chegam ao local aonde esse homem de 56 anos passa por momentos de angústia e humilhação. Isso é humilhação. Cidadão trabalhador que vai ali comprar e passa por isso. A esposa disse que ele foi ao atacadista conferir os preços e foi abordado quando saiu da loja”, esclarece aos telespectadores.

‘Desculpa por ter que mostrar isso’

Ainda indignada, a apresentadora chega a se desculpar por ter que exibir o caso. “Desculpe-nos ao mostrar isso em casa, desculpa ao senhor por ter que expor mais uma vez assim, desculpe a sua família, desculpe por isso. O caso tá sendo investigado e o Assaí [vai] entrar em contato com o cliente, todos os funcionários envolvidos foram afastados das funções e a empresa reforça que não adota abordagem constrangedoras aos clientes”, diz Michele.

“Qual a razão para submeter uma pessoa a um constrangimento tamanho? Por causa da cor da pele? O que leva a isso? Um cidadão de 56 anos, o que passa na cabeça. Minha desculpa ao senhor por ter que mostrar isso”, questiona, por fim.

Veja o vídeo:

‘Se fosse eu, seria abordada assim?’

O caso ganhou repercussão nacional, revoltando centenas de pessoas pelas redes sociais. Pelo Instagram, Michele Barros repostou o vídeo, publicado por um de seus fã clubes, que mostra sua revolta diante do acontecimento. Ela aproveitou a oportunidade para falar, novamente, sobre o caso.

“Eu me revoltei sim. E quem não se revolta com uma abordagem assim?! O que ocorre com o nosso país?! O que ocorre com as pessoas que não olham, de fato, para o outro?! Quais razões levam a suspeitar de um cidadão que pesquisava preços?! Se fosse eu olhando, seria abordada assim?! Seria?!”, comentou.

Segurança demitido

Ao portal Notícia de Limeira, Luiz Carlos da Silva, de 56 anos, contou que estava deixando o supermercado quando foi acusado pelos seguranças de ter furtado algum produto, já que saiu sem comprar nada. Ele conta que precisou tirar a roupa de cima e, depois, as calças, já que os dois seguranças ainda o acusavam de ter escondido algo nas partes de baixo.

Em comunicado enviado ao BHAZ, o Assaí Atacadista afirmou que, ainda no final de semana, foi aberto um processo interno de apuração do caso e a empresa afastou o segurança responsável pela abordagem. Já hoje (9), o desligamento do funcionário foi concluído (veja aqui).

“A empresa se desculpa pela abordagem indevida que causou o constrangimento ao sr. Luiz Carlos na última sexta-feira na unidade de Limeira. A companhia recebeu com indignação as imagens dos vídeos e se solidariza totalmente com o cliente. […] A companhia também entrou em contato com a família do cliente, tão logo soube do ocorrido, se desculpando e se colocando à disposição para qualquer necessidade que ele tenha”, diz a nota.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!