Após morte de fã da Taylor Swift, show do Paul McCartney em BH terá distribuição de água

01/12/2023 às 14h45 - Atualizado em 01/12/2023 às 15h22
Paul McCartney na arena mrv em bh
Músico se apresentará em BH em duas oportunidades: 3 e 4 de dezembro (Divulgação)

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) encaminhou uma recomendação à Prefeitura de Belo Horizonte e às produtoras de eventos Bonus Track e Central dos Eventos para garantir a distribuição gratuita de água nos dois shows do cantor Paul McCartney na Arena MRV, e no festival O Último Samba do Ano, no estádio do Mineirão.  

A empresa Bonus Track Entretenimento Ltda., produtora dos shows de Paul McCartney no Brasil, informou que atenderá o pedido nos shows a serem realizados nos dias 3 e 4 de dezembro. Já em contato com o BHAZ, a Central dos Eventos informou que O Último Samba do Ano será 100% open bar.

No último 17 de novembro, uma jovem de 23 anos morreu após passar mal durante o show da cantora estadunidense Taylor Swift, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e o ocorrido acendeu um alerta sobre a saúde e bem estar do público em grandes eventos. Ana Clara Benevides estava na grade do show quando desmaiou. A sensação térmica do local chegou à casa dos 60ºC.

Eventos devem ser fiscalizados

Na recomendação, a DPMG, atenta à onda de calor extremo que atingiu o país, recomenda que as produtoras responsáveis pelos shows garantam o acesso gratuito de garrafas d’água de uso pessoal, a fim de preservar a segurança, a saúde e a integridade física dos participantes.

Além disso, a Defensoria orienta que os realizadores dos eventos disponibilizem bebedouros ou realizem a distribuição de embalagens com água adequada para o consumo humano, mediante a instalação de “ilhas de hidratação” de fácil acesso a todos os presentes, sem custo adicional ao consumidor, com a divulgação antecipada ao público das medidas adotadas nos canais de comunicação dos eventos.

Recomenda-se, ainda, que a Prefeitura de Belo Horizonte fiscalize a implementação do projeto apresentado pelas produtoras dos eventos, verificando a conformidade das providências adotadas como requisito para emissão de autorização para realização de eventos na cidade.

Ao BHAZ, a PBH informou que recebeu a recomendação da Defensoria e disse que a Secretaria Municipal de Política Urbana realizará ações preventivas e orientativas junto aos responsáveis pelos eventos.

Com DPMG

Editado por: Lucas Negrisoli

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Larissa Reis

Email: [email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ