Até que ficou joinha: Galo busca empate com 1 a menos e é líder

sasha atlético galo gol ceara castelão brasileirão
Sasha comemora gol marcado pelo Galo contra o Ceará (Xandy Rodrigues/Futura Press/Folhapress)

Foi emoção até o final no duelo dos alvinegros Atlético e Ceará nesta tarde de domingo (22), no Castelão, em Fortaleza. Mesmo com um homem a menos durante metade do 2T, o Galo lutou até o final pela vitória, mas o jogo acabou no 2 a 2. Com o empate, o time agora tem 39 pontos e está de volta à liderança, já que supera o vice-líder Flamengo no número de vitórias.

Além de se manter no topo da tabela, o Atlético tem uma perspectiva animadora. O próximo compromisso dos comandados do treinador Jorge Sampaoli será contra o vice-lanterna do Brasileirão, o Botafogo, na quarta-feira (25), às 21h30, no Mineirão. Já o Ceará encara o São Paulo no mesmo dia, mais uma vez no Castelão.

Começo morno

O Galo já começou o jogo tentando jogar bola na área do Ceará. Logo aos 5, Keno fez o cruzamento com perigo, e Zaracho e Sasha passaram muito perto dela. O time da casa, por sua vez, marcava em cima, esperando pelas oportunidades de contra-ataque. Porém, o time cearense acabava falhando nas jogadas, e não conseguia assustar o adversário. 

Galo sai na frente – de bicicleta!

O jogo esfriou, e só ganhou um lance importante aos 28 do 1T, quando o Galo abriu o placar. Depois de escanteio, Igor Rabello cabeceou e Prass fez uma grande defesa. No rebote, o mesmo Rabello devolveu para a área, e Sasha pegou bonito de bicicleta, mandando a bola direto para as redes.

Ceará quase empata

Aos 45, um lance polêmico: depois do lançamento para o ataque do Ceará, a bola bateu no antebraço do atleticano Junior Alonso. Os jogadores do Vozão pediram pênalti, e o VAR teve de tirar a dúvida sobre o posicionamento do jogador. A infração foi marcada, mas fora da área. Na cobrança de Vina, o zagueiro Tiago, ex-Atlético, cabeceou e a bola passou muito perto do travessão. 

Tudo igual no Castelão…

O 2T começou quente, e bastaram menos de 5 minutos para o placar se mexer: aos 3, Léo Chú deixou Lima cara a cara com Rafael, e ele tocou entre as pernas do goleiro atleticano. A etapa final estava apenas começando e o Ceará já conseguia o empate: 1 a 1 no marcador! 

O Galo respondeu com dois chutes de fora da área que assustaram o arqueiro Fernando Prass. Aos 8, Savarino mandou a bola por cima do gol, e, um minuto depois, Borrero soltou uma bomba que correu perto da trave direita.

… mas não por muito tempo!

O Ceará não estava para brincadeira. Aos 11, o time da casa virou o jogo. Em bela jogada, Samuel Xavier fez um cruzamento preciso para Felipe Vizeu. Sozinho, o atacante mandou de carrinho para o gol. Alegria mistura com dor… O atacante acabou se machucando na jogada e pediu para ser substituído durante a comemoração. 

Aos 15 do 2T, quase o terceiro: Vina tocou para Léo Chú, ele devolveu, e o meio-campo chegou caindo na bola. Rafael foi obrigado a trabalhar, evitando o gol.

Drama atleticano

Aos 23, o árbitro teve de checar o VAR para analisar um possível lance de expulsão. O atleticano Borrero jogou o braço para trás e acabou atingindo o jogador do Ceará. O juiz acabou decidindo pela expulsão do jogador, e o Galo ficava com um jogador a menos, atrás no placar, fora de casa e com bastante tempo para o fim do duelo. 

E o drama diminui!

Porém, mesmo com as dificuldades, o time teve a chance do empate aos 26 do 2T: Keno foi derrubado por Prass dentro da área o pênalti foi marcado. O mesmo atacante chutou direto para as redes, fazendo seu 10º gol no campeonato, e deixando tudo igual no placar.

O Galo até estava com um a menos, mas não parecia. Por pouco não aconteceu a virada aos 35, depois de bom passe de Keno para Guilherme Arana. O lateral chutou forte de dentro da área, mas Prass agarrou.

A emoção não para!

Aos 45, o Ceará quase voltou a ficar na frente no placar. Vina recebeu cruzamento e mandou para o gol, mas foi marcado impedimento no lance: alívio para a massa atleticana.

Até que o empate do Galo foi comemorado. Afinal, o time, mesmo com 10 em campo, conseguiu 1 ponto importante para voltar à liderança. Com a derrota de Santos e Palmeiras e o empate do São Paulo, a rodada acabou sendo favorável ao alvinegro mineiro mesmo com a vitória do Flamengo.

Edição: Thiago Ricci
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!