Os banheiros públicos autolimpantes no Centro da capital mineira, anunciados em outubro pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), serão instalados só no final de dezembro, conforme a Secretaria Municipal de Política Urbana. A expectativa, no entanto, era que os equipamentos tivessem sido instalados durante o mês de novembro.
O contrato dos banheiros foi assinado em 18 de outubro e a decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM). A expectativa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) era que os equipamentos, que tiveram o investimento de R$ 1,05 milhões, estivesse nas ruas da cidade em até um mês, o que não ocorreu.
Em nota ao BHAZ, a Secretaria Municipal de Política Urbana informou que “devido a trâmites contratuais e ao prazo de fabricação, o início da implantação das primeiras unidades de banheiros autolimpantes está prevista para ocorrer até o fim de dezembro”.
Banheiros fazem parte do ‘Programa Centro de Todo Mundo’
Segundo a PBH, os cinco banheiros terão sistema de abertura, fechamento e higienização automatizados, além de materiais em aço inoxidável antivandalismo e com garantia de acesso e uso seguro para pessoas com deficiência. A construção integra as ações do Programa Centro de Todo Mundo.
Ainda conforme o Executivo, cada equipamento vai custar, mensalmente, R$ 17,5 mil. O contrato com a empresa responsável será assinado em breve e a instalação deverá acontecer em novembro deste ano.
O prazo de vigência com a construtora é de um ano, contando a data de assinatura do contrato, podendo ser prorrogado até a vigência máxima de cinco anos.
Veja onde banheiros serão instalados:
- Av. Olegário Maciel, 915
- Praça Afonso Arinos,
- R. Aarão Reis, 234
- R. Paulo de Frontin, 17
- R. Rio de Janeiro, 72