BH e 552 cidades de Minas estão sob alerta para granizo; veja quais

alerta granizo
Alerta de chuva de granizo é válido para 553 cidades de Minas (Amanda Dias/BHAZ)

Belo Horizonte e mais 552 cidades de Minas Gerais estão sob alerta para tempestade e granizo nesta sexta-feira (1º). Segundo alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume total de chuva pode chegar a 50 mm/dia com ventos de até 60 km/h.

O alerta abrange cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Campo das Vertentes, Sul, Sudoeste, Metropolitana de Belo Horizonte, Jequitinhonha, Oeste, Noroeste, Norte, e Vale do Mucuri.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Para acessar a lista completa das cidades que estão em alerta, clique aqui.

Dias abafados e chuvosos

O final de semana em Belo Horizonte será marcado por um tempo instável com dias abafados e possibilidade de pancadas de chuva até domingo (3). A temperatura máxima pode chegar a 29ºC no sábado (2) e a umidade do ar pode atingir 90% ao longo dos três dias.

Essa combinação entre altas temperaturas e a disponibilidade de temperatura na atmosfera, que marcou o clima da capital nesta semana, é o que explica a instabilidade do tempo, segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet.

“O tempo não deve ficar muito diferente do que foi nesta semana. A previsão é de chuva em forma de pancadas, típicas da primavera, principalmente à tarde e à noite. O céu continua parcialmente nublado em BH e região metropolitana, onde a temperatura máxima será mais elevada, podendo chegar a 32ºC”, destaca.

Previsão do tempo em BH no fim de semana

Sexta-feira (1): mínima de 20ºC, máxima de 29ºC; previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Sábado (2): mínima de 19ºC, máxima de 29ºC; previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Domingo (3): mínima de 19ºC, máxima de 28ºC; previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Edição: Lucas Negrisoli
Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é estagiária do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!