TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

PBH anuncia concurso para médicos com uso da nota do Enare

27/06/2026 às 15h08
(Aline Resende / PBH)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou, neste sábado (27), a realização de um novo concurso público para médicos. O processo seletivo tem o objetivo de preencher vagas na Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e no Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB). A publicação do edital completo, com as especialidades e normas, está prevista para ainda em 2026.

De acordo com a PBH, o grande diferencial desta seleção é a utilização da nota obtida no Exame Nacional de Residência (Enare) 2026/2027 como uma das etapas do processo. Esta é a segunda vez que a capital mineira adota esse modelo, a primeira ocorreu em 2024. O objetivo, conforme a PBH, é simplificar o ingresso dos profissionais e integrar a formação acadêmica à carreira pública.

Nesta edição, o concurso considerará o desempenho no Enare e a conclusão do Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Metropolitano Odilon Behrens para as turmas de 2027, especificamente na modalidade de acesso direto.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Miguel Duarte, a estratégia reforça o compromisso da gestão em atrair médicos bem preparados e valorizar aqueles que realizam sua especialização dentro da própria rede municipal. “Essa integração entre formação, residência e ingresso no serviço público representa um avanço importante para garantir equipes cada vez mais capacitadas”, afirmou o secretário.

Vinícius Sampaio

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa. Foi repórter da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi). Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.
InstagramLinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ