Acesso ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, terá novas regras

Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade
Objetivo é proteger o pico da Serra da Piedade, monumento natural (Marcelo Rosa/Arquidiocese de BH/Divulgação)

O acesso ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, região metropolitana de Belo Horizonte, terá novas regras após um acordo firmado entre instituições mineiras. O objetivo é proteger o pico da Serra da Piedade, monumento natural e patrimônio religioso, histórico-cultural e ambiental.

A ação conjunta foi celebrada na quarta-feira (8) por órgãos como o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), a Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte e mais (veja abaixo).

“As instituições públicas reconheceram a importância dos dispositivos, a exemplo do portão localizado na entrada da via que leva ao alto do Santuário, para o controle do tráfego seguro dos visitantes e veículos. As autoridades públicas decidiram pela manutenção desses mecanismos considerados necessários para resguardar o patrimônio religioso, histórico, cultural e natural”, aponta a Arquidiocese de Belo Horizonte.

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, que é a menor basílica do mundo, foi reaberto ao público no dia 22 de fevereiro. As visitas haviam sido temporariamente suspensas em outubro do ano passado, para a implementação de obras de segurança no maciço rochoso da estrutura.

Regras de acesso

O acordo firmado nesta semana prevê medidas de restrição ao tráfego de veículos no trecho da rota de acesso à basílica. Do km 0 ao km 5,3, onde fica a entrada do santuário, está proibido o fluxo de veículos, vazios ou carregados, cuja capacidade de peso bruto total seja maior ou igual a 16 toneladas.

Também não será permitido o fluxo de veículos de passageiros e os de carga com peso bruto total inferior a 16 toneladas do km 2,9, onde fica o ponto Estação da Piedade, até a entrada do santuário.

A ação ainda proíbe o estacionamento de veículos ao longo das margens e dos bordos do mesmo local. Por outro lado, um estacionamento será implementado na região.

Acordo

O acordo extrajudicial foi conduzido em parceria pela Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG), por meio da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (CPRAC), e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por intermédio do Centro Estadual de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor).

Além das duas instituições, também assinaram o termo de compromisso representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do DER-MG, do Iepha, a Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte, a Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo de Caeté, e a Coordenadoria Estadual das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo (CEPJHU).

Agende sua visita

No dia 15 de outubro de 2022, as visitas ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade foram suspensas após a equipe técnica que monitora as condições geológicas da serra identificar fissuras em uma das rochas, localizadas próximas ao caminho que leva ao ponto mais alto do maciço.

De acordo com a Arquidiocese de BH, a medida de suspensão foi tomada por prudência, buscando garantir mais segurança para peregrinos e turistas.

Agora, depois das intervenções preventivas, o santuário está de portas abertas para receber novamente todos os visitantes.

Para agendar sua visita ao santuário, clique aqui e preencha o formulário no site da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!