Adolescentes de 13 anos desaparecem após ida ao cinema em shopping de BH

adolescentes desaparecem bh
Gabriele Dias de Aquino (à esquerda) e Jamily Caroline de Paula Araújo (à direita) saíram no domingo (Arquivo pessoal)

Duas adolescentes de 13 anos desapareceram no último domingo (5) após uma ida ao cinema do Minas Shopping, no bairro União, região Nordeste de Belo Horizonte. Gabriele Dias de Aquino e Jamily Caroline de Paula Araújo não dão notícias para a família desde então.

Ao BHAZ, a mãe de Gabriele conta que a menina saiu de casa, no bairro Maria Goretti, por volta de 16h para ir com a amiga ao shopping.

A mãe explica que elas passaram o cartão do banco no shopping, às 21h30, e que começou a tentar contato com a filha cerca de uma hora depois.

“Havia dado o dinheiro do Uber para voltarem, mas desde então não chegaram em casa”, diz Priscilla Michelline.

Na segunda-feira (6), o cartão que estava com Gabriele foi passado em uma padaria do bairro São Gabriel por volta de 9h30. A mãe disse que procurou o estabelecimento e que está esperando as imagens do circuito de segurança serem liberadas.

“Gabriele não costuma sair de casa sozinha, não anda no bairro. É sempre de casa para a escola e, quando sai, eu sempre levo”, lamentou a mãe, que disse já ter procurado a Polícia Civil para registrar o desaparecimento.

Gabriele usava um vestido preto e Jamily uma calça jeans com uma blusa preta quando saíram de casa. Caso tenha informações sobre o paradeiro das adolescentes, basta entrar em contato com Priscilla pelo telefone (31) 9 8826-2051.

Pessoas desaparecidas: o que fazer?

Se você está sem notícias de alguém do seu convívio, é possível registrar o desaparecimento na Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida, da Polícia Civil de Minas Gerais. Por lá, é necessário apresentar uma foto e documentação do ausente, caso existente, para início da busca.

Para comunicar o desaparecimento de alguém não é preciso esperar 24 horas. A orientação é procurar a delegacia de Polícia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência assim que a ausência incomum da pessoa for percebida.

Por exemplo, se a pessoa costuma chegar em um determinado horário e não apareceu e nem avisou sobre atraso, o boletim de ocorrência pode ser registrado.

Caso o desaparecido seja menor de idade, é necessária a apresentação da cópia da certidão de nascimento. No entanto, a ausência do documento não impede o registro e a busca.

Denúncias de desaparecimento também podem ser feitas por meio da Delegacia Virtual do Governo de Minas, disponível para computadores e celulares. Para realizar a ocorrência, é necessário que o desaparecimento tenha ocorrido em um prazo de até 30 dias.

Registros desta natureza também podem ser feitos por meio do aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Por lá, basta selecionar a opção “desaparecidos” e filtrar consulta por faixa etária, região, período de desaparecimento e nome do desaparecido clicando no ícone superior direito representado por três pontos e selecionar o “filtrar”.

Em caso de informações sobre uma pessoa que está sendo procurada pela família, basta entrar em contato com o número 0800-2828-197.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!