Alunos apoiam Colégio Santo Agostinho por ensinar diversidade sexual e de gênero em sala de aula

Carta foi escrita pelos alunos da Unidade BH (Reprodução/Colégio Santo Agostinho)

Alunos do Colégio Santo Agostinho, unidade Belo Horizonte, escreveram uma carta, publicada nesta quinta-feira (13), na qual repudiam o posicionamento de 128 pais de estudantes da instituição que pedem ao colégio a retirada dos temas relativos à diversidade sexual e de gênero das disciplinas de Ensino Religioso e Ciências.

Na carta, os alunos do terceiro ano do ensino médio disseram que não são capazes de mensurar o espanto com o documento redigido pelos pais e com o conteúdo da mesma. Em determinado trecho, eles apontam que o debate em sala de aula sobre esses assuntos contribui para a “formação do intelecto”, além de possibilitar reflexões para o crescimento individual e coletivo.

Para os alunos, a tentativa dos pais de impedirem que os assuntos sejam abordados em sala de aula “aproxima-se até mesmo da censura”, pois é fundamental que os tabus apresentados pela sociedade sejam quebrados através da informação correta quando se trata da homossexualidade, bissexualidade e transexualidade, temas tão recorrentes na vida dos adolescentes.

“Frente aos questionamentos feitos pelos pais, portanto, nós, alunos do Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte concluímos que a discussão relacionada à sexualidade e à identidade de gênero é fundamental. Além disso, fica nosso apoio e agradecimento a todos aqueles professores que, preocupados com a formação de nosso caráter além de nosso intelecto, nos possibilitaram cruciais reflexões”, diz um trecho da carta.

Ao final da carta é proposta aos pais a seguinte reflexão pelos alunos: “com o que os senhores estão realmente preocupados? Com a vontade de manter seus filhos isolados de tudo aquilo que diverge do que lhes foi ensinado ou com o fornecimento de ensinamentos extremamente relacionados à convivência em comunidade e respeito ao diferente?”.

Os pais que continuam contrários à abordagem dos temas em sala de aula criaram uma página no Facebook chamada “Pais que Educam”. Nesta quinta-feira (13) eles se reunirão em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, para debater os próximos passos a serem dados por eles.

 

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!