Basta acessar os canais da rede de academias SmartFit para perceber que os clientes não estão satisfeitos com a empresa nos últimos dias. Milhares de alunos reclamam que não conseguem cancelar suas matrículas nas academias, inclusive em unidades de Belo Horizonte, e que não recebem resposta da empresa quando procuram o suporte.
Parte dos clientes quer cancelar as matrículas porque, durante a pandemia de Covid-19, as academias estão fechadas e o serviço não está sendo utilizado. Outros se mobilizaram em forma de boicote à SmartFit, após o dono da empresa, Edgard Corona, ter sido alvo da operação da Polícia Federal que investiga um esquema de disseminação de notícias falsas.
+ PF faz operação contra blogueiros e políticos investigados por notícias falsas
As reclamações tomaram conta das redes sociais e uma das principais queixas é a respeito de uma cláusula presente nos contratos, que prevê que o cancelamento das matrículas só pode ser feito pessoalmente.
Eu já cancelei há mais de 2 meses todos os serviços adicionais via site, e vocês ainda ficam me enviando email toda semana cobrando… além de financiarem fake news de político bandido, ainda ficam com essa patifaria. Já tentei cancelar meu plano e também não consigo!
— João Elvis #ForaBolsonaro ✊??? (@JElvis47276277) May 27, 2020
Estou tentando cancelar meu plano mas não consigo porque as academias estão fechadas. Como posso fazer? Preciso procurar o PROCON?
— Rael (@raelchaga) May 27, 2020
Percebendo a repercussão, pessoas se mobilizaram para ajudar os clientes que estavam enfrentando problemas para na hora do cancelamento. Uma advogada de Belo Horizonte reuniu, no Twitter, um “passo a passo” para que o aluno acione o Procon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) e exija a suspensão do serviço.
Smartfit – cancelamento
— Marcela (@BarrettaMarcela) May 29, 2020
A academia Smartfit tem uma cláusula de cancelamento, segundo a qual, pode ser cancelada a qualquer momento, com 30 dias de antecedência. Porém, presencialmente.
Todos sabemos que as unidades estão fechadas e o Sr. Corona está jogando com isso. +
A ajuda chamou a atenção da advogada belo-horizontina Nathalia Tanure, que se disponibilizou a oferecer assessoria jurídica gratuita para quem quisesse cancelar a matrícula na SmartFit e está tendo dificuldades. Em um dia, cerca de 150 pessoas entraram em contato com Nathalia para pedir orientação.
Essa cláusula se tornou abusiva. Ofereço advocacia gratuita para quem quiser cancelar e tiver problemas por conta dessa cláusula. (Em Belo Horizonte)
— Nathalia Tanure?? (@nathaliatanure) May 29, 2020
Queixas dos clientes
Ao BHAZ, a advogada especializada em direito administrativo conta que não existe um problema único entre os clientes, mas que cada caso apresenta um impasse. Segundo ela, um dos maiores problemas é que os clientes não conseguem sequer entrar em contato com o suporte da rede para tentar cancelar a matrícula.
“Cada contrato tem sua especificidade e nenhuma orientação pode ser geral. O que a rede deveria fazer é tomar uma medida que seja única e condizente com os direitos do consumidor. A empresa tem que entender que há uma situação que escapa a normalidade do contrato, uma pandemia”, explica Nathalia.
Ela conta que grande parte das queixas é referente à cláusula que exige que o cliente cancele a matrícula presencialmente. “A vontade da pessoa de se proteger do contágio pelo vírus precisa ser respeitada. Ela não pode ser obrigada a congelar a matrícula porque não quer se expor indo até o local para cancelá-la”, argumenta.
A advogada também recebeu relatos de clientes que chegaram a ir até a academia, mas ela estava fechada. Outros contam que fizeram o congelamento da matrícula, mas ainda estão sendo cobradas, e há casos de cobrança de multa mesmo após o período de fidelidade ter passado.
“Cada um que me procurou encontrou um problema. Existem soluções que estão sendo apresentadas para uns e não estão sendo oferecidas para outros. E muita gente que não consegue nem resposta”, acrescenta.
Nathalia conta que as motivações para o cancelamento variam, mas que a grande maioria é justificada pelo fato de que o serviço não está sendo utilizado, já que as academias estão fechadas. “Muita gente fala que não vai voltar a frequentar a academia, por não achar que será um lugar seguro tão cedo. Uma ou outra pessoa também menciona uma motivação poítica, mas 99% quer cancelar por causa da pandemia”, explica.
A advogada reuniu as solicitações e já começou a atender algumas pessoas nessa sexta-feira (29). Como se tratam de cerca de 150 pessoas, ela colocou parte dos casos em uma fila e pretende retomar o atendimento na segunda-feira (1°).
“O que me motiva a ajudar é saber que muitas pessoas são lesadas por não conseguirem fazer as coisas sem um advogado. Acredito que a advocacia é essencial na Justiça e, às vezes, só uma orientação já resolve, não precisa entrar com um processo. O que eu quero é que as pessoas consigam seus direitos”, finaliza Nathalia.
O BHAZ tentou contato com a Smartfit, mas não obteve sucesso. Esta reportagem será atualizada tão logo a empresa se manifeste.