‘Um mundo virtual diferente’: amigos se despedem de Pedro Guadalupe, criador do Bhaz

Reprodução/Facebook

O criador do site Bhaz, Pedro Guadalupe, morreu em acidente na noite dessa quinta-feira (3) na BR-381. O diretor do portal voltava de um compromisso em Ipatinga, no Vale do Aço. O jornalista e amigo, Ronaldo Lenoir, também estava no carro e faleceu. Amigos, parceiros comerciais e funcionários do portal de Pedro falaram sobre a grande perda para o mundo digital.

Muito emocionado, Daniel Nepomuceno, secretário da Prefeitura de Belo Horizonte, ex-presidente do Clube Atlético Mineiro e amigo pessoal de Guadalupe conversou com o Bhaz. “Eu era muito amigo e conselheiro do Pedro. Tínhamos uma amizade muito próxima, passeávamos na praça, nos encontrávamos para tomar cerveja e conversar. É uma grande perda. O diferencial do Pedro é que ele era humano demais, mesmo estando muito ligado às tecnologias. Ele era diferente. Perdemos um gênio”.

“O dia começou com o impacto da morte do Pedro Guadalupe e do Ronaldo Lenoir. Conheci pouco o Lenoir, mas o Pedro foi um grande amigo e parceiro de trabalho. Um cara único, em milhões de aspectos. Inquieto, provocador, empreendedor ousado, de uma agilidade mental difícil de acompanhar. Tinha uma enorme capacidade agregadora, tanto que gostava de dizer ‘meu maior talento é a capacidade de reunir talentos’. Mas ele era muito mais que isso, claro. Tinha uma visão de marketing – e em especial de marketing político – acima da média, de uma maturidade muito maior que seus 32 anos de idade. Pedro foi isso: um cometa adoravelmente maluco, rápido demais, empolgado demais, agitado demais, visionário demais. Tudo muito, sempre. Vai fazer falta demais”, desabafa João Basílio, amigo de Pedro.

Mágico e fã da arte, Pedro Guadalupe também entrou neste mundo e cultivou muitos amigos. “Eu dividia com o Pedro alguns interesses comuns: A mágica, a política, a boa mesa e a boemia… grande figura. Alegre, inteligente e “antenado” sabia receber muito bem e dominava a ‘mágica’ de transformar simples encontros em momentos memoráveis. Gente assim faz muita falta”, lamenta Bianko, mágico e amigo do criador do Bhaz.

“O Pedro foi um sócio, um cara muito criativo e visionário. Não é a toa que o Bhaz vem revolucionando o mercado de mídias digitais. Acho que é uma perda muito grande para a comunidade mágica, pois sempre foi um cara que incentivou muitos projetos, tinha uma vontade e um amor muito grande pela mágica. Sempre correu atrás para fazer com que os projetos acontecessem”, conta Henry Vargas, amigo de Pedro e mágico.

“Companheiro de conversas nas madrugadas sem sono, de cabeça viva.  Funcionava melhor à noite, dizia, e eu concordava, pois também sou assim. E riamos da loucura de criar e não dormir. De não dormir por ter que inventar e da felicidade disso tudo. Um ponto, uma palavra dissociada, uma risada, uma critica feroz, Pedro era assim, abria caminhos para histórias sem fim… Para sonhos de insana loucura real. Realista de A a Z, como dizia, era da diversidade de tudo que retirava inspiração, ou seja, das coisas e das pessoas da vida.  Pedro foi uma das mentes mais criativas e corajosas que conheci. Discordávamos concordando, concordávamos na discórdia. O chamava de louco, mas sabíamos que era loucura de lucidez fora do comum. Possuía uma intuição de futuro, do vir a ser que só os grandes artistas possuem. Pedro, sinto sua falta”, diz Leônidas Oliveira, ex-presidente da Fundação Municipal de Cultura.

Redação

Os amigos do Bhaz também prestaram suas homenagens. “Hoje, é um dia profunda tristeza com a avassaladora notícia do trágico acidente e morte precoce de dois grandes amigos e profissionais. Pedro Guadalupe e Ronaldo Lenoir. Empreendedor e criador do BHAZ, Pedro leva, agora, sua dedicação, agitação e mente criativa para outras esferas. O experiente Lenoir nos priva de seu talento, inteligência e coração de leão. Que eles sigam em paz em sua trajetória de luz! E que Deus, só Ele sabe o que sentimos, nos abençoe e a todos os familiares”.
Orion Teixeira, amigo e colunista do Portal Bhaz.

“Eu não esqueço o dia que conheci o Pedro. Foi no dia 6 de janeiro de 2012. Desde lá, que foi após a minha formatura em Cinema e Audiovisual. A partir daí, sempre trabalhamos juntos. Ele mudou a minha maneira de ver o audiovisual, quebrou alguns paradigmas. Ele mudou a minha maneira de enxergar esse mercado. A gente já passou muitos momentos juntos, viajando, fazendo campanhas políticas. Hoje é um dia muito triste para mim. Perdi um amigo e uma pessoa que mudou a minha vida”, desabafa Ayrton Borsari, amigo de Pedro.

“Eu estou na vida do Pedro há sete anos. Comecei trabalhando para a família dele, depois entrei no portal. O Bhaz tem cinco anos, eu vi nascer esse projeto. Eu vi a luta que ele teve para fazer isso e, com certeza, devo muito a ele. Foi muito bom o tempo que ele esteve aqui. Não tenho palavras para dizer ao certo. Progredi muito na minha vida, só tenho a agradecer”, conta Rômulo Albuquerque, amigo e funcionário do Bhaz.

“Trabalhei com Pedro Guadalupe durante um ano, período no qual pude constatar de perto o entusiasmo e a criatividade desse jovem comunicador. Entre os trabalhos deixados, destaca-se o Bhaz – um portal de informação e entretenimento idealizado por Guadalupe e que hoje possui uma das maiores forças de Minas. Exímio criador de vídeos e paródias, Pedro nos deixa muito, muito cedo. E, com o mesmo pesar, o jornalismo mineiro fica mais pobre com a precoce despedida de Ronaldo Lenoir, profissional respeitado e admirado por onde passou”, conta Thiago Ricci, ex-editor-chefe do Bhaz.

Parceiros

A parte de publicações patrocinadas do site também trouxe grandes amigos para o diretor do Bhaz. As relações comerciais sempre estiveram presentes na vida do empresário. “O Guadalupe era um grande amigo do Major Lock. Ele sempre teve um carinho muito grande com a casa e com o Bucha – parceiro de longas datas. No seu jeito peculiar de ser, dizia que pelo Major ele sentia um certo ‘fetiche’! Nesses encontros que a vida nos proporciona, minha aproximação com ele ficou maior após ele palestrar com o Marreco em nossa Escola Criativa, a BeHub. Lá todo mundo conheceu um pouco mais da história de um maluco, cheio de vontade e criatividade, que sabe o que fala e realmente faz acontecer! De lá para cá, a parceria só foi aumentado. E as idéias cada vez mais borbulhando!… Ele sempre criando algo novo e sempre querendo buscar mais, incansavelmente! Infelizmente, a Rodovia da Morte nos tomou mais um la pessoa fora da hora!… O vazio e a saudade já estão grandes. Descanse em paz, amigo!” conta Felipe Marreco, sócio do Major Lock Recado, em nome de Lock Ramiro Maia e Rodrigo Bouchardet.

“Não consigo parar de pensar nessa tragédia e sobre o Pedro. Era um amigo que eu tive a chance de conhecer por uma amiga em comum, na época iríamos trabalhar em um projeto juntos. O Guadalupe era um cara inteligente, acima da média, engraçado e nos demos bem de cara. Tive a oportunidade de conhecer sua família, seus filhos que ele amava e ele tinha um coração grande, muito grande. Ele gostava de ser polêmico, mas sabia jogar o jogo que é a vida. Começou como mágico e criou o grande Bhaz. Era um cara fora de série, um gênio indomável”, relata André Panerai, amigo pessoal de Pedro Guadalupe e sócio do Gilboa/Jângal.

“Eu conheci o Pedro nessa rotina de divulgação dos eventos e publiposts. Tornou-se um grande parceiro, parceiro mesmo, de vestir a camisa, de nos ajudar, de indicar novas pessoas para agregar aos eventos. De realmente fazer a diferença no mercado de Belo Horizonte. Hoje, o Bhaz é nosso principal parceiro, sentimos muito pela perda. Ele era um cara que tinha uma personalidade forte, falava ‘na lata’. Isso me admirava muito. Ele não estava nem aí para o que as pessoas iriam pensar. Ele falava o que pensava sem medir as consequências e era isso mesmo. Essa era a marca registrada do Pedro. O Grupo Balo lamenta profundamente a morte do Pedro”, relata Heberton Lopes, diretor do Grupo Balo.

“Eu acordei com essa notícia triste, estou muito sentido, compartilho desse momento com vocês (da redação do Bhaz). Ele era uma pessoa realmente diferenciada, vamos sentir muita falta, da inteligência dele, daquele cara que chegava aqui no Porcão de bermuda, pedia um chope e adorava um cordeiro. Eu sempre gostava de sentar na mesa dele para aprender um pouco. Sempre que eu tinha dúvidas em relação a qualquer assunto relacionado a marketing digital, eu o procurava. Eu lembro muito bem quando o Porcão do Rio de Janeiro fechou, ele virou e falou assim: ‘Cara, por que você não faz um desconto para os cariocas, órfãos do Porcão?’. Dito e feito. Eu cito isso sempre em palestras que eu dou. Deu muito certo. Conheci o Pedro antes do Bhaz, no meu celular ainda está ‘O Mágico Pedro’. Ele brincava com a gente, com essas mágicas e tudo mais. Um cara sempre muito amigo, muito companheiro, principalmente muito inteligente, que realmente é uma perda muito grande para o mundo digital. Esse momento político, onde tudo tudo vai girar em torno de redes sociais, mudou a eleição. Seria completamente diferente com ele, porque era um cara com muita estratégia, com muito conhecimento, muita energia. Eu o conhecia a muitos anos, e a cada dia que passava o admirava mais. Ele deixa um legado muito importante para todo mundo. Fica esse sentimento em um mundo virtual diferente. Grande companheiro, é uma perda imensa para todos nós”, desabafa Fernando Júnior, amigo pessoal e presidente do Grupo Meet/Porcão.

“Ficamos amigos por acaso, quando ele começou a campanha pela rua Musas. Acabou que as matérias que ele fez me salvaram como empresário e ele dizia que eu o ajudei a começar o Bhaz. É um cara que eu vou morrer de saudades, a ficha ainda não caiu. Era um bom amigo. Ele estará no céu me esperando, tenho certeza”, conta Elias Tergilene, proprietário do Shopping Uai e amigo pessoal de Guadalupe.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!