‘Me leva pra casa’: Cães e gatos resgatados em Brumadinho ganham ensaio fotográfico de Natal

Animais resgatados em Brumadinho
Beto e Roliço estrelaram ensaio de Natal para estimular adoção (Vale/Divulgação)

Com o rompimento da barragem do Córrego do Feijão em Brumadinho, em 2019, vários animais foram resgatados em áreas atingidas pela tragédia. Desde então, 371 cães e gatos já foram adotados, mas 270 ainda esperam por um lar. Neste final de ano, alguns deles estrelaram um ensaio fotográfico de Natal para estimular a adoção responsável.

Os animais estão sob os cuidados da Fazenda Abrigo de Fauna, da Vale, que realiza a identificação, o cuidado e o abrigo de animais domésticos e silvestres das áreas atingidas pelo rompimento.

Os cães Caramelo, Roliço e Berlim e o gato Beto são alguns dos animais encontrados em áreas de obras ou que estavam em situação de risco nas comunidades em Brumadinho. Na frente das câmeras, eles posaram para fotos comemorativas que prometem encantar muita gente.

Berlim
Berlim é um dos cãezinhos disponíveis para adoção (Vale/Divulgação)

Queda nas adoções

Magda Castro, supervisora da Fazenda Abrigo de Fauna, conta que houve uma queda preocupante no número de adoções no local. O ensaio fotográfico traz a esperança de que os pets encontrem uma nova família.

“No início da pandemia as adoções aumentaram, mas em períodos de fim de ano os números caem consideravelmente e encontramos uma quantidade ainda maior de animais abandonados. Os traumas de um abandono deixam várias cicatrizes na vida de um pet, muitas vezes é necessário a ajuda de um veterinário para reverter esse quadro”, conta.

Em função da pandemia de Covid-19, os eventos presenciais de adoção do abrigo estão suspensos, mas os interessados podem conhecer cada um dos animais na página “Me leva pra casa“. De acordo com a Vale, em 2021, 95 animais resgatados de Brumadinho foram adotados.

Caramelo
Caramelo espera um novo lar (Vale/Divulgação)

Os veterinários da fazenda são treinados para realizar entrevistas remotas e todo o processo de adoção pode ser feito à distância. A Vale acompanha o pet ao longo dos seis primeiros meses.

Famílias felizes

Henrique Portela, morador da cidade de Mário Campos, adotou o cão Ernesto na Fazenda Abrigo de Fauna, em setembro de 2021. Este será o primeiro natal do animal junto da nova família.

“Em casa é uma festa, estamos felizes com a chegada do Ernesto. Ele trouxe muita alegria e diversão para o lar. Descartamos alguns convites de fim de ano para passarmos o Natal com ele”, conta.

Henrique Portela e Ernesto
Morador de Mário Campos adotou o cãozinho Ernesto (Vale/Divulgação)

Elen Monteiro, moradora de Belo Horizonte, vai celebrar o Natal com a cadelinha Aurora, a nova “filha de coração”.

“Tenho a Aurora como uma filha, uma companheira para a Princesa, minha primeira cadela adotada. No início elas demoraram uns dias para se conhecerem, mas hoje são melhores amigas”, aponta.

Elen Monteiro e Aurora
Elen Monteiro que já tem uma cachorrinha, adotou Aurora (Vale/Divulgação)
Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!