Imagens ‘antes e depois’ mostram destruição causada por rompimento de barragem

Área afetada pelo rompimento da barragem, em 25 de janeiro (CBMMG/Divulgação)

Imagens do antes e depois da área afetada pelo rompimento de uma barragem em Brumadinho impressionam pelo tamanho da destruição provocada pelo “mar de lama” que atingiu a cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte nesta sexta-feira (25).

A região atingida era tomada por uma extensa área verde antes do ocorrido. Casas foram totalmente devastadas pela barragem da mineradora Vale. O Centro da cidade de Brumadinho e o museu Inhotim foram evacuados preventivamente.

Ainda não foi informado o número de pessoas feridas, mas, de acordo com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), duas vítimas, do sexo feminino, já deram entrada no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.

[twenty20 img1=”468393″ img2=”468394″ offset=”0.5″]

O Corpo de Bombeiros informou que foram mobilizados mais de 25 militares, cinco aeronaves e três vans. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), colocou a Defesa Civil da capital à disposição para atendimentos. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) enviou uma equipe para averiguar os danos provocados.

Por nota, o Governo de Minas Gerais disse que “o Corpo de Bombeiros, por meio do Batalhão de Emergências Ambientais, e a Defesa Civil também já estão no local da ocorrência trabalhando e há dois helicópteros sobrevoando a região”. Além disso, o Estado já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!