Depois que um tuíte sobre a Feira de Agricultura Urbana de Belo Horizonte viralizou nas redes sociais, os produtores locais da capital tiveram um excelente dia de trabalho: todos os produtos foram vendidos em menos de quatro horas. A publicação acabou criando uma grande corrente do bem nessa quarta (25), com centenas de belo-horizontinos compartilhando o post. Ao BHAZ, o agricultor urbano George Lucas disse que antes do fim do dia de hoje (26) já não haviam produtos a serem vendidos.
“Hoje todos os expositores venderam tudo, às 12h30 já não tinha mais nada”, conta. George é expositor de mudas de variadas hortaliças, temperos e ervas medicinais. “Meus pais produzem lá na cidade de Esmeraldas e vendo os produtos aqui em BH”, detalha. Os expositores conseguiram o ponto gratuitamente com a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), por meio de edital.
O aumento no movimento de clientes também foi constatado pela PBH. De acordo com a SMASAC (Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania), apesar de ainda não haver números consolidados, a quantidade de compradores foi maior do que nos demais dias (leia abaixo).
BH: tem uma feira de vegetais agroecológicos na Rua Goiás toda quinta-feira de 8 às 14hs. Fica bem atrás da Prefeitura.
— Carolina Dini (@cebolamanteiga) August 25, 2021
Por falta de divulgação apropriada, os agricultores não estão conseguindo vender o que produzem. A quem puder frequentar/divulgar 💛https://t.co/gQyN91TMYX
George faz parte do projeto Fábrica de Hortas, que, além de produzir alimentos sem o uso de agrotóxicos, também oferece cursos para pessoas que tenham interesse em começar a fazer sua própria horta caseira. Uma das edições do curso foi feita no último sábado (21), mas haverão novas turmas serão abertas no próximo mês (acompanhe aqui).
Para o futuro próximo, a meta do agricultor é conseguir fazer cestas de hortaliças por delivery. “A gente está pensando em fazer um esquema drive-thru para as pessoas só passarem e levarem as cestas”, conta.
Engajamento nas redes sociais
Esse aumento foi possível graças ao engajamento dos próprios belo-horizontinos nas redes sociais. A partir do tuíte da cozinheira e autora do projeto Cebola Na Manteiga, Carolina Dini, os usuários ajudaram na divulgação da feira, que é feita todas às quintas-feiras, das 9h às 15h.
Ao BHAZ a cozinheira conta que esteve no local na tarde de hoje e constatou que o movimento foi tanto que os feirantes venderam todos os produtos. “Os feirantes venderam tudo, vários veículos de imprensa vieram tirar fotos, muitas pessoas no entorno disseram que vão passar a frequentar. Não ficou uma folha na barraca”, brinca Carolina.
“Muitos produtores cultivaram os produtos em ocupações. Às vezes, eles não têm dinheiro para levar toda e estrutura [da feira] lá para o Centro”, conta. “Meu post foi motivado porque já conheço George, estudamos juntos. Ele contou que as pessoas estavam quase desistindo da feira. Foi aí que pensei que a gente precisaria começar a divulgar. Tudo é comunicação”, lembra.
Para Carolina, o intuito maior é que as pessoas continuem a frequentar a feira, ajudando os expositores a manterem suas fontes de renda. “Tem sido difícil [para eles], nosso desafio é fazer com que as pessoas mantenham o interesse na feira. É mais legal ver eles vendendo do que a viralização do post em si”, diz.
Semana que vem tem mais
E se você também que consumir os produtos dos agricultores locais, ainda terá a oportunidade. A feira acontece toda quinta-feira, das 9h às 15h. Os expositores ficam atrás da sede da prefeitura, na rua Goiás, no Centro de BH.
Nota da PBH na íntegra
Esta é a quarta semana da Feira de Agricultura Urbana em funcionamento e foi percebido aumento de público e das vendas, apesar de não ter ainda os valores consolidados. Todos os produtos foram vendidos. Importante mencionar que a Feira está em período experimental, no qual os agricultores testam produtos, horários e formas de comercialização para a construção de um plano final para o programa.