‘Mais que assistência, dignidade’: Canto da Rua Emergencial encerra atividades em BH

projeto canto da rua
Projeto auxiliava pessoas a superarem situação de rua (Reprodução/@cantodaruaemergencial/Instagram)

O projeto Canto da Rua Emergencial fez sua última ação na manhã desta sexta-feira (27) em Belo Horizonte. Criado em junho do ano passado para prestar auxílio às pessoas em situação de rua da capital, principalmente durante a pandemia da Covid-19, o projeto ficou ativo por pouco mais de um ano, e encerrou suas atividades em um evento feito na Serraria Souza Pinto, no Centro de BH.

Ao BHAZ, Maurício Melo, que é membro do grupo-gestor do Canto da Rua Emergencial, conta que mais do que oferecer assistência às “pessoas invisibilizadas”, o Canto da Rua Emergencial trabalhou para que a população de rua tivesse direito a dignidade e acesso às políticas públicas, como moradia, emprego e saúde.

Dentro da própria Serraria, a população de rua encontrava atendimento psicológico e social, acesso a banho e higiene básica, alimentação, corte de cabelo, lavanderia e, para os donos de pets, também era oferecido atendimento veterinário aos animais, inclusive vacinação.

Trabalhos duraram mais de um ano

A princípio, o Canto teria duração de apenas três meses – de junho a agosto de 2020. Porém, como conta Maurício, tanto o Governo de Minas quanto a prefeitura participaram da continuidade do projeto.

“A pastoral é feita pela sociedade civil, e não é papel da sociedade civil devolver políticas públicas, esse é o papel do Poder Público. E a Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) e o município entenderam a importância [do projeto] e resolveram incentivar”, conta.

“Essas pessoas voltaram a ter contato com a dignidade. Nossa metodologia é fazer entender que a assistência é importante, que é alimentação, água e abrigo. Mas mais importante que isso é ajudá-los na superação da situação de rua. Muita gente fala que a pessoa está na rua por vontade própria, mas ninguém está lá por querer. Houve alguma falta de ação”, explica Maurício.

Acesso e cidadania

A vereadora Bella Gonçalves (PSOL) também esteve no evento de despedida do projeto que ajudou mais de 10 mil pessoas em um ano e três meses. “O canto da rua provou que é possível construir política pública com a sociedade civil”, explica.

“Uma metodologia acolhedora, humanizadora que pensa em emprego, renda, moradia, acesso e cidadania. Foi muito emocionante o encerramento, muito choro e muita gratidão por esse espaço que talvez tenha sido o que há de mais revolucionário em Belo Horizonte”, afirma a vereadora.

Bella ainda explica que o Canto foi uma das formas de se fazer chegar políticas públicas à população de rua, principalmente após os impactos sociais gerados pela pandemia da Covid-19. “Lutamos desde o início para que o espaço chegasse até aqui. Sabemos que inicialmente foi pensando para ser transitório, e hoje, ainda que a pandemia não tenha acabado, o conjunto de pessoas que estão em situação de rua está, em sua maioria, vacinado”, completa.

Apoio do Governo do estado

Por nota, a Sedese informou que desde maio do ano passado, vem apoiando essa ação humanitária, “articulando o espaço (Serraria Souza Pinto) junto à Fundação Clóvis Salgado e em parceria com a Pastoral Nacional do Povo da Rua”. Já a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), informou que foram investidos mais de R$ 5,2 milhões.

“Entendendo a importância das ações de promoção dos direitos humanos da população em situação de rua e a adoção de medidas emergenciais voltadas às especificidades desse público face à pandemia de Covid 19, foi prorrogada por 10 vezes a cessão do espaço para a continuidade do Canto da Rua Emergencial”, diz a nota (leia mais abaixo).

Nota da Sedese na íntegra

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), desde maio de 2020, vem apoiando essa ação humanitária, articulando a cessão do espaço da Serraria Souza Pinto junto à Fundação Clóvis Salgado, bem como em parceria com a Pastoral Nacional do Povo da Rua.

Entendendo a importância das ações de promoção dos direitos humanos da população em situação de rua e a adoção de medidas emergenciais voltadas às especificidades desse público face à pandemia de Covid 19, foi prorrogada por 10 vezes a cessão do espaço para a continuidade do Canto da Rua Emergencial.

O projeto completa mais de um ano de funcionamento, finalizando a entrega do imóvel em 10 de setembro de 2021, com mais de 9 mil pessoas cadastradas e mais de 230 mil atendimentos realizados. O atendimento ocorreu em razão do Estado de Calamidade Pública e por se tratar de um serviço emergencial em decorrência da pandemia não haverá nova prorrogação com a entidade que executa os serviços.

O serviço de atendimento à população em situação de rua ocorre no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por meio Centros de Referência Especializados às Populações em Situação de Rua – Centro Pop. Desta forma, a população será atendida nos equipamentos públicos do município.

A Sedese, juntamente com a Pastoral em Situação de Rua, entidade executora do serviço emergencial estuda os benefícios advindos do projeto para agregar nas atuais políticas públicas existentes para a população em situação de rua.

Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!