Movimentos organizam atos contra vinda de Lula e prometem ‘desinfecção’ da Praça da Estação

Ato realizado pelo MBL-BH na Praça da Liberdade

A vinda do ex-presidente Lula (PT) a Belo Horizonte nesta segunda-feira (30) movimenta a militância favorável ao petista e também aqueles que são contrários ao ex-sindicalista que governou o país por oito anos. Com o intuito de “recepcioná-lo”, movimentos organizam, por meio das redes sociais, eventos como forma de protesto pela passagem de Lula na capital mineira.

O Movimento Brasil Livre Belo Horizonte (MBL-BH) convida populares a participaram da “Chuva de Mentiras”, conforme eles denominam o ato, na Praça Sete a partir das 18h. Na descrição do evento, eles pedem que as pessoas levem guarda-chuva para se protegerem das falas do petista. “Vamos recebê-lo com muito amor no coração e pedir sua prisão”, diz a publicação.

Também é solicitado que as pessoas compareçam vestindo verde e amarelo, representando as cores da bandeira, e que levem faixas, cartazes além do patriotismo. “Não podemos deixar o PT voltar ao poder e, para isso, precisamos de você na rua”, afirma a publicação.

Os idealizadores do evento alegam que foi preciso alterar o local do ato pois foi retirada a autorização que havia sido concedida a eles. “O Pilantrel mandou a PM retirar nossa autorização”, diz. A ação é classificada por eles como autoritarismo.

Mesmo após a passagem de Lula outro ato está marcado para a região central da cidade. Nesta terça-feira (31), será realizada, a partir das 12h30, a “desinfecção” da Praça da Estação. Durante o ato, populares levarão baldes, desinfetantes e vassouras com o intuito de limpar o local onde o ex-presidente passou. O ato é organizado pelo movimento “Vem pra rua”.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!